Workshop de Improvisação teatral - O jogo no cotidiano
Atualizado em: 09 de novembro de 2019, 23:05

Workshop de Improvisação teatral - O jogo no cotidiano

Ministrantes: Angela Luyet e Juliana Brondani
Dia 09 de novembro – sábado – 13 as 18 horas
CARGA HORÁRIA: 1 ENCONTRO – 5 HORAS/AULA

Realizaremos um treinamento com uma seqüência de jogos que podem ser levados à cena. O objetivo é desenvolver nos alunos jogadores a percepção de ritmo de cena, construção das relações dos personagens e trocas de status, desenvolvimento da história e fechamentos, em jogos de longa e curta duração sempre de forma prática com avaliações pontuais.

Através dos jogos e improvisações teatrais, iremos trabalhar as noções de espaço: interno, pessoal, parcial, total, social, imediato e amplo; a importância da escuta ativa e as relações que ela estabelece entre jogo x cotidiano, a comunicação não-verbal (a ação fala por si só); a percepção do outro e a importância da "generosidade" no jogo; a compreensão da estrutura da cena, através do jogo: quem, quando, onde, como e objetivo em cena. Este workshop é indicado á atores, alunos, diretores, professores de teatro e público em geral. Não há pré-requisito.

Angela Luyet é Mestre em Performance Artística Dança (FMH/PT), Licenciada em Artes Cênicas (UFRGS/BR), Diplomada em Cinema (École Acting International /FR e American Theatre School/EUA). Participou em espetáculos de teatro no Brasil e Portugal. Participação na novela portuguesa "Alma e Coração". Fundadora do Teatro Laboral, no qual foi premiada como Melhor Projeto Empreendedor em Portugal (2011). Atuou e produziu o curta metragem Solitude (2018). Desde a estréia, tem participado em cine debates no Brasil, Portugal, Austrália, Inglaterra e Alemanha. O filme foi selecionado para o Festival Lift Off Sessions (UK).

Juliana Brondani é especialista em Gestão Cultural - Senac RS (2010) e Bacharel em Direção Teatral - UFRGS (2007). Atuou em importantes espetáculos teatrais como Bailei na Curva (2000 – 2012), O Rei da Escória (indicada ao Prêmio Açorianos de atriz coadjuvante) e Hotel Rosa-Flor. Atualmente é uma das integrantes do grupo de improvisação Sobe Pro Play em cartaz há 11 meses ininterruptos. Desenvolve projetos e produtos culturais, projetos de gestão de teatros e espaços de arte e ativações de patrocínios culturais. Destaca sua passagem pelas empresas: Opus Promoções, Maria Cultura, Kzuka (Grupo RBS) e Cômica Cultural. Em 2015 fundou a Brondani Planejamento Cultural onde atende produtores, artistas e empresas; além de desenvolver projetos próprios como: Festival dos Pitocos (vencedor do FAC Regional 2016); Estações Kombina (vencedor do FAC Literatura 2017) e cria ações corporativas para marcas como: UniRitter, SESI RS, ThoughtWorks e Coca-Cola.

Informações e inscrições no site: https://www.sympla.com.br/workshop-de-improvisacao-teatral---o-jogo-no-cotidiano__692759
Arte gráfica: Lucio Salimen