Workshop Corpo como Construção com Vinícius Meneguzzi

WORKSHOP CORPO COMO CONSTRUÇÃO – Ferramentas de atuação para teatro, performance e audiovisual
Ministrante: Vinícius Meneguzzi
Dias 28 e 29 de setembro – sábado e domingo – das 14 as 19 horas
CARGA HORÁRIA: 2 ENCONTROS – 10 HORAS/AULA
Informações e Inscrições: https://www.sympla.com.br/workshop-corpo-como-construcao-com-vinicius-meneguzzi__628345

A oficina pretende desenvolver o lado criativo e sensível de cada participante para uma busca investigativa do seu próprio tempo em relação com seu próprio corpo. Durante a oficina, os participantes irão conhecer e experimentar as ferramentas utilizadas nos processos criativos dos espetáculos da vai!ciadeteatro pelo ministrante, e nos recentes trabalhos de pesquisa realizados em outras linguagens como na televisão, em 2019.

Os exercícios utilizados giram em torno do corpo como instrumento criativo e expressivo, gerando imagens e refletindo sentimentos que serão utilizados como ponto de partida para uma pesquisa individual onde a base se concentra no entre da relação corpo-tempo. Através de referenciais como a bioenergética, a dança pessoal de Luís Otávio Burnier, exercícios de exaustão e respiração, as energias corporais de Arthur Lessac e jogos que propiciem o autoconhecimento e o contato com o outro, o objetivo é desenvolver uma dinâmica de cumplicidade e entrosamento entre os oficinandos, dando-lhes autonomia e, ao mesmo tempo, ferramentas para desenvolver um trabalho em grupo. O workshop se propõe a um mergulho na criação coletiva, onde os atores passarão pela experiência da vivência do corpo em momentos-chaves de conflitos de dramaturgias redigidas. Dividido em duas partes: encontro e vivência – o intensivo ajuda na pesquisa pessoal de cada ator a construir esse corpo (personagem) organicamente, com treinamento, suor, momentos e vivência. Uma experiência na criação da arte.

O workshop - corpo como construção é um trabalho de pesquisa do artista através de Grotowsky e Artaud, desenvolvido ao longo dos dez anos da vai!ciadeteatro e direcionado para atores. Um convite que possibilita vivenciar os conflitos da cena de uma forma orgânica. Trabalhando entre teatro, performance e audiovisual, o artista Vinícius Meneguzzi, construiu uma metodologia de exploração dos principais exercícios dessas três linguagens para aplicar na investigação do ator. Assim, mergulhando numa intensa vivência do corpo, os conflitos dramatúrgicos inseridos ao longo do workshop proporcionam uma experiência em relação ao “aqui-agora”: o presente. O momento.

Estar presente e não racionalizar – essa seria uma das grandes missões de todo ator-autor-pesquisador. Mas através do próprio corpo como ferramenta para novos parâmetros de percepção da vida e da arte, a pesquisa é composta da bagagem do artista - através de seus processos teatrais, construções de performances e da vivência do vídeo – uma base na observação do jogo com o corpo, espaço e tempo. Sempre na busca da relação direta dos exercícios como um facilitador intenso na construção da criação coletiva e colocando o ator na observação de si em relação ao ritmo e aos conflitos cênicos propostos, Vinicius Meneguzzi explora o corpo na codificação da dramaturgia - jogando com estímulos externos e internos e ajudando na busca de uma narrativa que aconteça naturalmente da vivência de um corpo em construção.

Público-alvo: atores interessados em trabalhar uma investigação com o corpo e espaço.

Recomendação: roupas confortáveis para as aulas.

Vinícius Meneguzzi é diretor teatral, ator/performer e pesquisador. Reside atualmente no Rio de Janeiro. Formado pela escola técnica TEPA em Porto Alegre e bacharel em interpretação na faculdade CAL - RJ. Com 15 anos de profissão e inúmeros espetáculos, performances e trabalhos no audiovisual, recebeu seis indicações de melhor ator no Prêmio Açorianos de Teatro do Rio Grande do Sul e de melhor ator no RioWebFestival 2016. Destacam-se em sua trajetória a direção geral do projeto Sincronário, que reúne sua pesquisa e experiência ao longo dos anos na arte, com mais de 50 artistas em Porto Alegre, com linguagens de performance, teatro e audiovisual. Atualmente foi indicado como melhor ator ao Prêmio Açorianos 2019 com o monólogo infantil Bobo, em comemoração aos 10 anos da vai!ciadeteatro, da qual é co-fundador. Recentemente fez a preparação corporal dos atores da novela “A Dona do Pedaço”, de Walcyr carrasco e Amora Mautner, da Rede Globo.

Arte gráfica: Lucio Salimen

Eventos similares

Pegue um convite