Vô Vivendo & Vô Fazendo apresenta A Lei da Vida
Atualizado em: 03 de outubro de 2019, 04:31

Vô Vivendo & Vô Fazendo apresenta A Lei da Vida

Amigos desde os anos 70, Vô Vivendo ; Vô Fazendo é a união artística de dois militantes políticos e culturais históricos: Bolívar Gomes de Almeida (o Livreiro) e Carlos Mosmann (o Alemão). Ambos têm uma trajetória que mescla saberes e fazeres voltados ao humano, ao universo da democracia, da boa informação e do enriquecimento cultural.

Eles dizem ter mais raízes e buscas do que propriamente influências.

Pensa em dois piás, um do interior de Maquiné, na beira da Lagoa dos Quadros, e outro do centro urbano de Novo Hamburgo, então em período de delirante expansão econômica. Um andou pelos Estados Unidos, ouvindo Beatles, Stones e Simon ; Garfunkel. O outro andou pela América Latina, ouvindo sua incrível diversidade musical.

A improvável aproximação acontece por conta do canto em harmonia que os dois traziam da infância. Um começou a cantar num coral. O outro ouvia e cantava música caipira com um irmão, especialmente os sucessos de Tonico ; Tinoco, mas também Silveira ; Barrinha, Cascatinha ; Inhana, Palmeira ; Biá.

Mas não só isto. As ondas do rádio trouxeram aos dois a sonoridade de Ray Charles, lá dos Estados Unidos, mas também do Trio Montecarlo, formado por hamburguenses e famoso em todo o Rio Grande do Sul por sua harmonia fundada na música alemã. Do cancioneiro gaúcho, ouviam as vozes do conjunto Farroupilha. Bolívar também prestava atenção a Luiz Menezes, enquanto o Alemão se encantava com o nordestino Luiz Gonzaga.

Vamos lá conferir as canções.

Apresentação ao chapéu.