Vigília Contra o Fature-se

REITORIA DA UFRGS FAZ MANOBRA A FAVOR DO FUTURE-SE!

Após comunidade universitária debater amplamente e rechaçar o projeto future-se em diversas oportunidades, como no Conselho Universitário que ocorreu no dia 16 de agosto no salão de atos com cerca de 2000 membros da comunidade acadêmica, aprovando uma carta de repúdio ratificada no Consun do dia 23 de agosto, que aprovou uma moção CONTRÁRIA ao FATURE-SE, posição ainda reafirmada posteriormente, em assembléia geral da comunidade no dia 26 de setembro com mais de 500 estudantes, técnicos e professores, a Reitoria tenta manobrar para se aliar a política fascista do governo Bolsonaro e voltar a abrir espaço para esse projeto de venda da Universidade Pública.

O projeto foi rejeitado por nossa comunidade e por várias outras universidades em todo o país pelo fato de propor acabar com a universidade e transformá-la num balcão de negócios do mercado financeiro.

A sessão do CONSUN, estranhamente convocada pela reitoria, para o dia 25/10/2019 no centro cultural da UFRGS (o quindão, antigo prédio da química) pretende debater a situação orçamentária da UFRGS e uma proposta para avaliação da minuta do programa repudiado. Uma proposta elaborada sem qualquer diálogo com a comunidade, se expressando no contrário do exigido por todas as entidades no CONSUN e nas plenárias da UFRGS e pelo movimento estudantil nacionalmente. Além disso o Reitor e a vice-reitora sequer tem coragem de estar presentes para encarar a comunidade universitária para propor a adesão deste programa absurdo - mesmo que parcial - ao projeto do governo Bolsonaro, e não presidirão a sessão.

Não vamos aceitar que um país que vai entregar 1,5 trilhão para os banqueiros só em 2019 com o pagamento dos juros da criminosa dívida pública diga que não tem dinheiro para a educação e venda a Universidade Pública para iniciativa privada e aos banqueiros!

NÃO AO FUTURE-SE!
REITOR, RESPEITE A OPINIÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA!

CONVOCAMOS TODOS E TODAS PARA VIGÍLIA NA FRENTE DO CENTRO CULTURAL ÀS 7:30 NO DIA 25/10/2019!

MOVIMENTO CORRENTEZA

Eventos similares

7 out 09:00 · Daqui 8 meses
24 abr · sexta 08:00 · Daqui 2 meses
Pegue um convite