Verdade e cosmopolítica no Antropoceno com Alyne Costa

Verdade e cosmopolítica no Antropoceno com Alyne Costa

A quarta fala deste semestre do ciclo Futuros Presentes contará com a presença da filósofa Alyne Costa para refletir sobre o novo regime climático e seus regimes de verdade e de conhecimento.

No Antropoceno, vivemos uma contradição à primeira vista insolúvel no que diz respeito à relação entre verdade, ciência e política. Por um lado, há a premente necessidade de reconhecer como legítimas as "verdades dos outros", isto é, as maneiras por meio das quais povos ditos não ocidentais vivem e concebem o mundo, por mais distintas que sejam daquilo ditado por "nosso" conhecimento científico. Tal posição política é informada pela noção de pluralismo ontológico. Por outro, há a também imperativa obrigação de refutar as verdades que certos outros reivindicam: refiro-me sobretudo aos negacionistas climáticos, indivíduos e grupos que, a despeito das inúmeras evidências científicas do caráter antropogênico das mudanças climáticas, negam veementemente que haja tal problema, confundindo a opinião pública e obstruindo a ação política que nos ajudaria a frear seus efeitos. Tal recusa das reivindicações negacionistas, por sua vez, se alicerça num realismo filosófico de fundo científico (ou cientificista). Assim, o que fazer dessa incongruência que nos faz, por um lado, afirmar a “verdade do relativo” (Deleuze) e, por outro, recusar relativizações da “verdade inconveniente” das mudanças climáticas? É possível estabelecer uma concepção de verdade que permita conciliar esses dois imperativos políticos cruciais de nosso tempo? Minha exposição consistirá, assim, numa tentativa de responder a essas perguntas.

Alyne Costa é graduada em Comunicação Social pela Uerj (2005), mestre e doutora em Filosofia pela PUC-Rio (2014; 2019). Sua pesquisa se concentra na área de Filosofia e a Questão Ambiental, com ênfase no Antropoceno e na catástrofe ecológica global, considerando também as repercussões do tema na antropologia e na política. Atualmente faz estágio pós-doutoral no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (UFRJ), com pesquisa sobre o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.
Pegue um convite