Ufcspa terá Semana do Violão

UFCSPA terá Semana do Violão

De 29 de outubro a 1º de novembro, o Teatro Moacyr Scliar reunirá violonistas profissionais na Semana do Violão, dentro da programação da Agenda Cultural da universidade. Durante quatro dias haverá concertos, palestras e bate-papos dedicados à tradição do violão clássico. Os violonistas participantes Jean Lopes, Danton Oestreich, Eduardo Pastorini e Douglas Wagner apresentarão recitais, interpretando diferentes temáticas e estilos musicais. As palestras iniciam às 16h30, e os concertos, às 19h, com entrada gratuita. Será fornecido certificado para aqueles que fizerem sua inscrição no Sistema SiEx UFCSPA. Quem não puder participar de todo o evento pode comparecer no dia de sua disponibilidade, sem precisar se inscrever. Entrada gratuita.

Terça-feira, 29/10, Jean Lopes
19h – Concerto Sonatas
Recital com apresentação de sonatas para violão autorais: a Sonata nº 1, a Sonata nº 2”Fenômenos da chuva”, a Sonata nº 3 “Bluestory” e a Sonata nº 4 “Brasil Sonata”. As músicas refletem as diferentes influências do compositor.

16h30 - palestra História do violão
O músico Jean Lopes apresentará as mais recentes teorias sobre a história do instrumento: o surgimento, as modificações e a consolidação do violão, desde o primeiro período babilônico até o século XXI. O objetivo é expor um panorama histórico do violão, bem como seu repertório, luthieres e musicistas de destaque no instrumento, além de relatar diferentes mudanças do instrumento ao longo dos séculos.
Jean Lopes é licenciado em música e bacharel em violão clássico (UFRGS), onde cursa mestrado em Práticas Interpretativas. Vencedor do Prêmio de Violão Juan Carlos Amat (2015 e 2016).

Quarta-feira, 30/10, Danton Oestreich
19h – Concerto De Bach a Baden O recital reúne obras do violão de concerto da música barroca, romântica, moderna e brasileira. Serão apresentadas formas diversas da música ocidental - como a fuga, a passacalha e o samba - dos compositores de Johann Sebastian Bach, Agustín Pío Bárrios, Hans Werner Henze, Edino Krieger e Baden Powell.

16h30 - Os Mistérios da Harmonia
Os mistérios da Harmonia - uma breve história das origens da concepção que moldou a música ocidental e do seu significado para o mundo moderno será apresentada pelo professor Danton Oestreich.
Danton Oestreich é bacharel em Violão Clássico (UFRGS) e mestre em Filosofia (Unisinos). Pesquisa conceitos da estética musical na tradição ocidental, com artigos publicados em periódicos sobre música e filosofia. É professor da Escola de Música da UNISC.

Quinta-feira, 31/10, Eduardo Pastorini
19h – Concerto Violão Latino - Americano no Século XX - O recital mostra a relação entre as obras em torno do conceito de música latino-americana do séc. XX. Serão interpretados Abel Carlevaro, Leo Brower, Manuel M. Ponce, Augustín Barrios Mangoré e Radamés Gnattali.
Eduardo Pastorini é doutor e bacharel em Música pela UFRGS, é docente na Fundarte, no Instituto Superior de Educação Ivoti, na Ascarte e no Estúdio Koi e Studio Renata Bernardino em Porto Alegre. Integra a Camerata Violões do Porto.

Sexta-feira, 01/11, Douglas Wagner
19h - Cordas Dedilhadas: Seis Séculos de História
O recital apresenta músicas do período renascentista até os dias atuais, com obras de Vicenzo Galilei, Johann Sebastian Bach, Fernando Sor, Villa-Lobos, Federico Moreno Torroba e Leo Brouwer.
Douglas Wagner é bacharel em Música - Violão (UFRGS), é técnico em Música pelas Faculdades EST. Fez intercâmbio em Ciências Musicais e Baixo Contínuo na Universidade Nova de Lisboa. Integra a Camerata Violões de Porto e é professor da Escola Cordas ; Cordas.




Eventos similares

Pegue um convite