Trilhas Artísticas - ª Edição
Atualizado em: 31 de outubro de 2019, 06:09

Trilhas Artísticas - ª Edição

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá sequência a um ciclo de encontros organizado para trazer a público relatos de experiências sobre o desenvolvimento de trajetórias e pesquisas artísticas. Trata-se do projeto “Trilhas artísticas”, uma realização em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, que apresenta, mensalmente, artistas e curadores abordando seus percursos e metodologias de trabalho. Inicialmente, serão três encontros, de setembro a novembro, sempre das 14h às 17h30min, no auditório do museu. A entrada é gratuita.

A terceira edição será realizada nesta sexta-feira (01.11.2019), novamente no auditório do museu, das 14h às 17h30min, agora reunindo Elias Maroso (artista e pesquisador), Richard John (artista e professor), Alessandra Bochio (artista, pesquisadora e professora) e Felipe Merker Castellani (artista, pesquisador e professor). A mediação do terceiro encontro do “Trilhas artísticas” ficará a cargo de Vitor Grunvald, professor e pesquisador (UFRGS).

A coordenação do projeto “Trilhas artísticas” é da professora e pesquisadora Marina Câmara (UFRGS).

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

________
PROGRAMAÇÃO 01/11

Richard John
Abordará sua produção artística a partir da pesquisa acerca de Desenhos Miméticos e a Tirania da Forma. A ênfase da fala será no conhecimento versus experiência nas formas de representação do desenho.

Elias Maroso
Trará um relato sobre a arte de pulsar caminhos e de atravessar o espaço, saídas que são entradas para outras saídas. Também apresentará um breve apanhado de ações que envolveram a trajetória artística, destacando as saídas encontradas tanto na produção e gestão de eventos artísticos independentes quanto na produção circunscrita no meio acadêmico e institucional.

Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani
Será realizada uma análise da pesquisa artística recente dos artistas, mais precisamente a partir de 2016. Essa abordagem traz como como ponto central as convergências e inter-relações entre imagem, som, corpo e ambiente principalmente em instalações e performances audiovisuais. Partindo de estratégias operatórias que geram simultaneamente resultantes sonoras e visuais, Alessandra e Felipe buscam a constituição de uma série de relações de interdependência mútua entre os diferentes meios de expressão artística solicitados nas obras. Assim, os ambientes instalativos e/ou performativos se constituem enquanto uma rede de retroalimentações e traduções entre informações de natureza distinta, entre meios materiais e imateriais, entre analógico e digital, entre corpo, espaço e o público.

Leia mais:
http://www.margs.rs.gov.br/events/artistas-e-curadores-compartilham-os-percursos-de-suas-trajetorias-e-pesquisas-em-mais-um-encontro-no-margs/
________
SERVIÇO
Trilhas artísticas (de setembro a novembro de 2019)
01/11 | sexta-feira, das 14h às 17h30
Convidados: Elias Maroso, Richard John, Alessandra Bochio e Felipe Castellani
Mediação: Vitor Grunvald
Entrada Franca
Local: Auditório do MARGS
Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada) Entrada Franca
Localização: Praça da Alfândega, s./n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 51 3227-2311
Site: www.margs.rs.gov.br
Facebook: www.facebook.com/margsmuseu

_______
Trilhas artísticas
Realização
Instituto de Artes da UFRGS
Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq)
Pró-Reitoria de Extensão (Prorext)
Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Cultura do RS
MARGS