Tai Chi Chuan - Aula aberta experimental

Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan (ou Taiji quan) é uma arte marcial chinesa que no ocidente é mais popularmente conhecida por seus benefícios para a saúde dos praticantes do que pela aplicação marcial. “Tai” significa “grande”, “chi (ou “ji”)” significa “a parte mais alta do telhado” – “cumeeira” e “chuan” ou “quan” significa “punho”. “Tai Chi Chuan” pode ser traduzido então como “punho do limite ou estado supremo”, “punho da suprema cumeeira”, entre outras possibilidades.

Sua prática estimula a compreensão da ordem natural das coisas, do funcionamento harmônico do universo (algo que, por várias razões, nós nos esquecemos). Quando conseguimos nos alinhar e fluir com este estado de harmonia, a vida se torna leve e é isto que o Tai Chi Chuan nos possibilita, voltar a compreender nossa própria natureza, que é a natureza de todas as coisas.

É difícil traduzir em poucas palavras a profundidade e a riqueza desta arte, mas para que possamos ter uma breve ideia do que trabalharemos em aula, há que se manter o foco em alguns pontos importantes:

Ação correta: Os movimentos devem ser executados com intenção e atenção, de forma suave. Todos eles têm uma aplicação marcial e também trazem benefícios à saúde através da movimentação de energia pelo corpo. Devem, portanto, ser executados o mais corretamente e atentamente, dentro da possibilidade de cada um.

Intenção correta: O pensamento deve estar alinhado com a prática. A atenção plena e presente no momento (também por isso alguns chamam o Tai Chi Chuan de meditação em movimento).

Respiração correta: A movimentação e respiração devem estar em harmonia, para garantir o fluxo suave e harmônico da energia pelo corpo.

A combinação dos destes elementos traz benefícios físicos, como aumento de força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, melhora da circulação, regulação da pressão arterial, etc., e também benefícios no campo psicológico/emocional do praticante (diminuição do estresse, aumento da sensação de bem-estar, melhora nos sintomas de depressão, ansiedade, déficit de atenção, entre outros).

Por ser uma arte que respeita as limitações individuais de cada praticante, pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, e por não precisar de quase nenhum equipamento específico (há algumas formas com armas tradicionais), pode ser treinada em praticamente qualquer lugar.

Agende uma aula experimental e venha conhecer melhor esta técnica milenar de longevidade e saúde!

Deborah Masiero

Personal trainer
Artes Marciais Chinesas
Pilates
Treinamento Físico

Eventos similares

quarta · 10 jun 19:00 · Daqui 12 dias
Pegue um convite