Aproveite a cidade de Porto Alegre

Simpósio Literatura & Nação: Leituras Dialéticas

O Simpósio Literatura ; Nação: Leituras Dialéticas convida a comunidade para refletir sobre a questão nacional dentro da literatura, investigando como forma e processo social dialogam em recortes específicos da história da literatura brasileira.

Além de curso sobre a Literatura e a Questão Nacional, oferecido pelo professor Luís Alberto Nogueira Alves (UFRJ), o evento contará com conferências e mesas redondas. Haverá, também, um espaço para comunicações, onde graduandas e graduandos, bem como pós-graduandas e pós-graduandos de quaisquer áreas, poderão apresentar trabalhos que cotejem forma estética e processo social. As informações para inscrição encontram-se ao fim do texto.

Serão emitidos certificados para aqueles que obterem participação em ao menos 70% das atividades do simpósio.

Esperamos por todas e todos!



CURSO LITERATURA E QUESTÃO NACIONAL, com Luís Alberto Nogueira Alves (UFRJ):

O curso terá três encontros, das 10:00 às 12:00 de 24, 25 e 26 de setembro. Cada um cobrirá um período histórico e leituras diferentes. Abaixo estão as ementas para cada uma das partes.

1º ENCONTRO (24 de setembro):
José Bonifácio, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Machado de Assis. Projetos para o Brasil. a integração do negro e do índio no Projeto de Nação proposto por José Bonifácio à Assembleia Constituinte de 1823. Liberalismo e pacto nacional em Joaquim Nabuco, José do Patrício e Machado de Assis.

2º ENCONTRO (25 de setembro):
Getúlio Vargas e JK. Epifania e iconografia em Glauber Rocha e Rubem Fonseca. Dois momentos da prefiguração estética da classe média e dos pobres: 1º momento: Glauber Rocha: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Terra em Transe” e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”.

3º ENCONTRO (26 de setembro):
Ernesto Geisel. Epifania e iconografia em Glauber Rocha e Rubem Fonseca. Dois momentos da prefiguração estética da classe média e dos pobres: 2º momento: Rubem Fonseca: de Feliz Ano Novo ao “Cobrador”.



INSCRIÇÕES PARA AS COMUNICAÇÕES

Poderão participar graduandas e graduandos, pós-graduandas e pós-graduandos de quaisquer áreas, desde que o recorte de sua fala coteje forma estética e processo social.

Serão feitas até cinco falas para cada um dos três dias de evento, podendo este número ser manejado para que todos tenham maior disponibilidade de tempo para apresentação.

Para participar, o interessado deve enviar e-mail para simposioliteraturaenacao@gmail.com, entre os dias 02 e 06 de setembro. O e-mail deve conter, além de resumo da fala que será feita (entre 150 e 300 palavras), o nome do pesquisador, sua titulação e universidade de origem.

A comissão organizadora selecionará entre 12 e 15 trabalhos para participarem do evento. O resultado da seleção será divulgado no perfil do evento no Facebook e por e-mail para os selecionados até dia 11 de setembro.

Eventos similares

Pegue um convite