Sessões Especiais Sigma Cinema
Atualizado em: 05 de dezembro de 2019, 21:10

Sessões Especiais Sigma Cinema

Sigma Cinema é um coletivo audiovisual que atua de modo físico e online com o objetivo promover atividades de fomento do audiovisual independente brasileiro conectando as produções universitárias com o público geral através de temáticas envolvendo direitos humanos.


VILA FLORES
Dir. Marcelo Monteiro, Juliano Ambrosini e Nando Rossa | Brasil | Documentário | 2018

O Documentário Vila Flores – Território e Memória – apresenta a história do centro cultural e educacional e núcleo de práticas criativas e colaborativas Vila Flores, localizado no bairro Floresta, em Porto Alegre – RS. O conjunto, construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto Jos é Franz Seraph Lutzenberger, é um complexo arquitetônico formado por 3 edificações e um pátio em um terreno de 1.415 m². As edificações estão listadas no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, classificadas como imóveis de Estruturação e situadas em Área de Interesse Cultural de Porto Alegre.

Atualmente, o espaço abriga diversas funções: local para a realização de atividades socioculturais (coordenadas pela Associação Cultural Vila Flores), espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores criativos (os residentes) e ambiente de aprendizado. O projeto arquitetônico, elaborado pela Goma Oficina, ainda prevê, futuramente, apartamentos para moradia temporária, loja, cafeteria e memorial.

Temos como convidadas para esse debate: Bia Kern, formada em gestão pública e fundadora da ONG Mulher em Construção é uma das empreendedoras sociais Alumni da Womanity Foundation; Cibele Vieira Figueira, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha; e Antonia Wallig, gestora cultural e co-fundadora do Vila Flores.

Esta sessão debate é uma realização da Sigma Cinema, em parceria com a Sala Redenção- Cinema Universitário.

05 de dezembro | 5ª feira | 19h


DEMOCRACIA EM VERTIGEM
Dir. Petra Costa | Brasil | Documentário | 2019 | 121min |16 anos

Uma narrativa cautelosa em tempos de crise da democracia – o estopim pessoal e político para explorar um dos mais dramáticos períodos da história do Brasil. Combinando acesso exclusivo a líderes do passado e do presente (incluindo os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva) a relatos da biografia complexa de sua própria família, a diretora Petra Costa (Elena) testemunha a ascensão e a queda de políticos e o que restou do país, tragicamente polarizado.

Apos sessão ocorre debate com a participação de: Gabriela Sevilla, Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade . Federal do Rio Grande do Sul, atualmente docente civil de sociologia no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e Cristina Vieceli, economista e Mestre em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS, doutoranda em economia pela UFRGS, bolsista CAPES, colunista do portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate – DMT, integrante do coletivo Movimento Economia Pró-Gente, e técnica licenciada do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Esta sessão debate é uma realização da Sigma Cinema, em parceria com a Sala Redenção- Cinema Universitário.

PERMISSÃO DA NETFLIX PARA EXIBIÇÃO EM AMBIENTE EDUCACIONAL.

12 de dezembro | 5ª feira | 19h

Mais informações: https://www.ufrgs.br/difusaocultural/salaredencao/