Aproveite a cidade de Porto Alegre

Sérgio Rojas e Orquestra L’estro Armonico na BPE

Sérgio Rojas e Orquestra L’estro Armonico se
apresentam em edição comemorativa do Chapéu Acústico

Show celebra os 97 do prédio da Biblioteca Pública do Estado

Setembro é um mês de comemorações na Biblioteca Pública do Estado, cujo prédio completa 97 anos dia 7 de setembro e o projeto Chapéu Acústico celebra seu terceiro aniversário, movimentando a cena musical de Porto Alegre, todas as terças-feiras, com shows de qualidade. Para abrir a data, preparou um show à altura, colocando pela primeira vez um grupo numeroso no Salão Mourisco: o ‘cantautor’ gaúcho Sérgio Rojas, acompanhado da Orquestra L’estro Armonico. O músico fará o pré-lançamento de seu novo trabalho, “Longitudes”, no violão e voz, acompanhado de Diogo Barcelos, no piano acústico e de outros 14 músicos, distribuídos em primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. O show será realizado no dia 3 (terça), a partir das 19h, na Biblioteca Pública (Riachuelo, 1190). A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.

Rojas já participou de três edições do Chapéu Acústico, sempre com sessões lotadas e é um colaborador e articulador de artistas para o projeto. O convite para ser a atração do evento comemorativo foi unânime entre a equipe da instituição e o gestor do projeto, Marcos Monteiro. “O Chapéu Acústico é o laboratório do compositor. Se o público do Salão Mourisco aprova, então o trabalho será um sucesso”, afirma. A parceria com a Orquestra L’estro Armonico, grupo independente composto por músicos da Ospa Jovem, vem de uma característica particular de Rojas, que sempre oportunizou em seus discos e formações, a participação de músicos jovens. “O Rio Grande do Sul é um celeiro de instrumentistas e isso é inspirador pra um compositor”, comenta. Além do repertório instrumental, Rojas preparou arranjos de músicas consolidadas do seu mais recente trabalho, "Frontera", além de novidades que estarão no seu próximo show, "Longitudes", com lançamento previsto para dezembro, no Theatro São Pedro.

O músico tem sólida carreira nos festivais de música do RS, além de incursões internacionais, como o período em que excursionou com Mercedes Sosa. Ele tem se aproximado da música instrumental, graças às trilhas sonoras de cinema que tem feito ao longo dos últimos 20 anos: foram 9 longas, além de outros projetos para televisão. No início de 2019, Rojas se apresentou no Teatro da Santa Casa, dentro da programação do Porto Verão Alegre, lançando sua produção instrumental, com casa cheia.


FICHA TÉCNICA:
Voz e violão: Sérgio Rojas
Piano: Diogo Barcelos
Baixo: Marcio Bolzan

Orquestra:
Primeiros violinos
Dhouglas Umabel
Omar Aguirre
Breno Wiebbelling

Segundos
Daniela Luz
Mayumi Katagiri

Violas
Giovani Leal
Diego D’avila

Cellos
Jonathan Santos
Caliope Corrêa
Lucas Kindel Sartor


CHAPÉU ACÚSTICO
O produtor, publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro assina a curadoria do projeto Chapéu Acústico, que tem movimentado o Salão Mourisco com shows de excelente qualidade, desde setembro de 2016. Os artistas locais tem a oportunidade de se apresentarem em um ambiente com ótima acústica, na iniciativa que não possui qualquer patrocínio. Os cachês dos músicos são pagos a partir das contribuições espontâneas, que ocorrem no chapéu, como nas performances de rua, e vão inteiramente para os artistas.


SERVIÇO:
O que: Sérgio Rojas e Orquestra L’estro Armonico
Quando: 3 de setembro (terça-feira)
Hora: 19h.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul – Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com produtor, Marcos Monteiro, via e-mail duearth@terra.com.br.
Entrada: Gratuita ou contribuição espontânea

Eventos similares

Pegue um convite