Seminário: "Poéticas do cotidiano"

Seminário: "Poéticas do cotidiano"

terça
16:00
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Margs Museu De Arte Do Rio Grande D...

Praça da Alfândega, s/n° - Centro, 90010-150 Porto Alegre

Sobre o evento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) convida o público para o seminário “Otacílio Camilo – Poéticas do cotidiano”, que será realizado na terça-feira 03.12.2019, das 16h às 19h, no auditório do museu, trazendo a público falas de dois convidados: o artista Leandro Machado; e a artista, pesquisadora e professora Maria Ivone Dos Santos; juntamente com a curadora da exposição, Izis Abreu.

Inaugurada em agosto, nas Salas Negras do MARGS, a exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia” foi prorrogada em mais uma semana, seguindo em exibição até o domingo 08.12.2019. Além de oferecer mais dias de visitação ao público, a prorrogação da mostra foi pensada para permitir a realização de mais uma atividade pelo programa público da exposição, ampliando assim o ciclo de ações já realizadas.

Com a finalidade de problematizar questões que atravessam a produção de Otacílio Camilo e sua trajetória de inserção e visibilidade no campo das artes, o programa público da exposição promoveu, ao longo do período exibição, seminários e oficinas de práticas artísticas, envolvendo artistas locais, docentes e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As oficinas tiveram como objetivo dialogar com o processo de produção de Otacílio, bem como conferir protagonismo a artistas negrxs. Agentes que historicamente vêm atuando nas margens de um sistema que, além de regulamentar as maneiras de fazer do sensível e suas formas de visibilidade, também determina quem tem legitimidade para fazer e ser visto. Um dos destaques das atividades foi a participação do Núcleo de Trabalho Educativo da EMEF PORTO ALEGRE – EPA, espaço de escolarização, acolhimento e produção de saberes que atende prioritariamente pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade social, que integrou o seminário “O papel arte como prática poética de re-existências” e, posteriormente, ministrou uma oficina de papel artesanal.

___________________
Sobre os participantes
Leandro Machado dos Santos é bacharel em Artes Visuais – habilitação Pintura, pela UFRGS (2003); licenciado em Educação Artística em 2007 também pela UFRGS. Possui Especialização em Saúde Mental – Hospital Psiquiátrico São Pedro, Residência Integrada em Saúde, Escola de Saúde Pública (Porto Alegre/RS, 2007). Ganhou o prêmio Arte Contemporânea da Aliança Francesa (2017). Realizou individuais e coletivas no Brasil e no Exterior.

Maria Ivone do Santos é artista e pesquisadora, professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAV-UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS). Graduada na École Supérieure des Arts Décoratifs de Strasbourg - França (1990); Licence d'Arts Plastiques na Université des Sciences Humaines de Strasbourg (1991); Mestre (1994) e Doutora em Artes, (2003), na Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne.

Izis Abreu é Mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Curadora no Núcleo de Curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; integra o Comitê de Curadoria do MARGS; pesquisa a representação de sujeitos negros na história da arte do Rio Grande do Sul.

___________________
SERVIÇO
Seminário “Otacílio Camilo – Poéticas do cotidiano”
Convidados: Leandro Machado (artista) e Maria Ivone dos Santos (artista, pesquisadora e professora)
Mediação: Izis Abreu (curadora da exposição)
Data: 03.12.2019
Horário: das 16h às 19h
Local: Auditório do MARGS
Entrada gratuita (as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com a lotação máxima de 60 lugares)

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar