Seminário: "Pintura contemporânea em relações"
Atualizado em: 06 de dezembro de 2019, 03:04

Seminário: "Pintura contemporânea em relações"

O MARGS recebe, na sexta-feira, dia 6 de dezembro, o seminário Pintura contemporânea em relações, organizado pelas curadoras da mostra, Icleia Borsa Cattani e Paula Ramos. Partindo da obra de Lenir, o evento apresentará, ao longo do dia, comunicações de vários especialistas. Ao final, haverá o lançamento do livro Lenir de Miranda – Pintura périplo, também de autoria das curadoras, com selo da Editora da UFRGS.

PROGRAMAÇÃO:
10h15 – Abertura
Dr. Francisco Dalcol, diretor-curador do Margs
Prof. Dr. Paulo Silveira, coordenador do PPGAV–UFRGS
Profa. Dra. Icleia Borsa Cattani, curadora da mostra Lenir de Miranda – Pintura périplo

10h30 – Lenir de Miranda, tempo e espaço
Prof. Dr. Paulo Gomes, PPGAV–UFRGS
Profa. Dra. Neiva Maria Fonseca Bohns, Centro de Artes, UFPel
Prof. Dr. Paulo Silveira, PPGAV–UFRGS

14h – O grande código: o mito
Prof. Dr. Francisco Marshall, PPGAV–UFRGS
Me. Luiz-Olyntho Telles da Silva, psicanalista
Prof. Dr. Vitor Alevato do Amaral, UFF

16h – Pintura em relações
Profa. Dra. Marilice Corona, PPGAV–UFRGS
Profa. Dra. Icleia Borsa Cattani, PPGAV–UFRGS
Me. Lenir de Miranda, artista visual

18h – Pintura périplo, livro e exposição
Profa. Dra. Icleia Borsa Cattani, PPGAV–UFRGS
Profa. Dra. Paula Ramos, PPGAV–UFRGS
Me. Lenir de Miranda, artista visual

Na sequência, lançamento do livro Lenir de Miranda – Pintura périplo
(Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019)

_______________
SOBRE O SEMINÁRIO
O seminário acontece no Auditório do Margs e discutirá questões da poética e da poiética da artista, além de enfatizar um aspecto nodal da produção de vários artistas, ao longo dos séculos: a relação com os mitos e, em especial, com a literatura. Participarão especialistas da UFRGS, da UFPel e da UFF, além da própria artista.

SOBRE O LIVRO
Resultado de um trabalho de mais de cinco anos, o livro bilíngue (português – inglês) tem formato 27,5 x 22 cm e 472 páginas. Apresenta um amplo e poético ensaio da historiadora da arte e crítica de arte Icleia Borsa Cattani, que acompanha a artista há mais de três décadas, além de uma cronologia da também historiadora da arte e crítica de arte Paula Ramos, que revisita a vida e a trajetória da artista, desde seu nascimento na antiga “Vila Olimpo”, a atual Pedro Osório, no sul do Estado. A publicação ainda traz prefácio do artista visual e historiador da arte Paulo Gomes e reproduz textos críticos de vários especialistas, nacionais e internacionais, que se voltaram à obra da artista ao longo dos anos.
Com generosa reprodução de imagens, a cargo de Fábio del Re e Carlos Stein, o livro tem um diferencial importante: dos 750 exemplares de sua tiragem, 150 receberam inserções manuais e individuais de fragmentos de pinturas, produzidos pela artista especialmente para a publicação.
O livro tem selo da Editora da UFRGS e contou com o apoio institucional do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Centro Cultural Da Maya, da Editora Imagens da Terra e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.
Durante o lançamento e sessão de autógrafos, o livro Lenir de Miranda – Pintura périplo será vendido pelos seguintes preços: R$ 150,00 (acabamento padrão) e R$ 250,00 (acabamento diferenciado, com inserção de fragmento de pintura).

SERVIÇO
Seminário "Pintura contemporânea em relações" e lançamento do livro da exposição " Lenir de Miranda – Pintura périplo"
Data: 06.12.2019
Horário: Das 10h15 às 19h
Local: Auditório do MARGS
Entrada gratuita

Eventos similares