Seminário: “O papel arte como prática poética de re-existências”
Atualizado em: 25 de setembro de 2019, 04:29

Seminário: “O papel arte como prática poética de re-existências”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá início ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”. No dia 26 de setembro ocorre o primeiro de três seminários paralelos à exposição, com o tema “O papel arte como prática poética de re-existências”, das 17h30min às 19h, no auditório do MARGS.

O seminário pretende levantar reflexões sobre o potencial criativo do papel artesanal como meio de expressão artística, assim como pensar em sua prática coletiva de feitura como articuladora de redes de afetos disparadoras de sensibilidades e poéticas de Re-existência.

Convidados: Barbara Benz (artista visual), Wilson Cavalcanti (professor e artista visual, Atelier Livre) e Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) que produz papel artesanal e xilogravura.

Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

______________________
Sobre os convidados do primeiro seminário:
Barbara Benz é artista plástica, com formação no Atelier Livre da Prefeitura/PMPA, de 1981 a 1988. Licenciada em História pela UFRGS. Trabalha com papel desde 1983, quando cursou ‘Papel Artesanal’ no Festival de Inverno, pela UFMG, em Diamantina/MG. Vem pesquisando e ministrando cursos sobre Reciclagem de Papel, Decoração de Superfície, Dobradura de Papel, Encadernações Artesanais.

Wilson Furtado Cavalcanti é pintor, gravador e desenhista. Tem grande importância no cenário cultural de Porto Alegre, tendo fundado o ateliê de gravura em metal do Museu do Trabalho, em 1988, o Atelier de Litografia Oficina 11, em 1992, o Núcleo de Gravuras do Rio Grande do Sul e a Associação Independente de Artistas em 1997. Desenvolveu sua formação no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, onde atua, desde 1997, como professor de gravura.

Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) - O núcleo desenvolve produções artística com papel artesanal com alunos da EPA desde 1999. No ateliê de papel artesanal, o coletivo de alunos cria e comercializa cadernos (espirais e costurados), post-its e cartões em papel artesanal com papel branco, que iria para descarte, e filtros de café, mesmo já utilizados. Os estudantes estão em situação de extrema vulnerabilidade, pois estão em situação rua. Além de gerar alguma renda aos integrantes o projeto oportuniza que eles desenvolvam e expressem suas potencialidades artísticas.

______________________
PRÓXIMOS SEMINÁRIOS

17.10.2019
Seminário sobre livros de artista
Horário: 17h30min às 19h
Convidados: Paulo Silveira (professor UFRGS) e Hélio Fervenza (artista e professor UFRGS)
Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

14.11.2019
Seminário sobre práticas errantes e o precário na arte
Horário: 17h30min às 19h
Convidados: Maria Ivone do Santos (artista e professora UFRGS) falará sobre o precário na arte. Compõe a mesa com ela o artista Leandro Machado (artista), falando sobre práticas errantes a partir de sua produção.
Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)

______________________
SERVIÇO

1º Seminário do Programa público da exposição ”Otacílio Camilo – Estética da Rebeldia”
“O papel arte como prática poética de re-existências”
Convidados: Barbara Benz (artista visual), Wilson Cavalcanti (professor e artista visual) e Núcleo de Trabalho Educativo (NTE), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) que produz papel artesanal e xilogravura.
Mediação: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria do MARGS)
Data: 26.09.2019, das 17h30, às 19h
Local: Auditório do MARGS (espaço total de 60 lugares, por ordem de chegada)
Entrada franca