Aproveite a cidade de Porto Alegre

Seminário NECITRA 10 anos - Do Individual ao Coletivo

Em 2019 o NECITRA completou 10 anos de história. Ao longo dessas trajetória diversos projetos artísticos encontraram na disposição do Núcleo condições para seu desenvolvimento e realização. Muito se deve ao modelo operacional do coletivo que fora sendo desenvolvido no decorrer de todos esses anos através de intensas discussões, experimentações e pesquisas, onde a multivalência do artista/produtor/técnico sempre foi um fator crucial para a autonomia e independência de projetos individuais dentro de uma estrutura coletiva.
O artista criador sempre foi o sujeito/objeto de interesse do Núcleo, porém a dinâmica da execução de um projeto artístico envolvem diversas etapas: formação, criação, produção e distribuição do produto cultural, e cada etapa é permeada por distintos processos que por muitas vezes são ignoradas — ou simplesmente desconhecidas — pelo sujeito artista criador. Afim de sanar essa desinformação e oferecer uma estrutura onde o artista criador assuma o protagonismo do processo geral [da formação a distribuição dos produtos artísticos], o NECITRA desenvolveu um modelo de organização capaz de viabilizar distintas manifestações e concepções artísticas e culturais, através de uma plataforma fortalecida pelo empenho coletivo, mas potencializada pelos interesses individuais.
Afim de compartilhar a experiência acumulada ao longo desses dez anos de Núcleo, onde a versatilidade do modelo desenvolvido foi posto a prova inúmeras vezes diante de inconstância do cenário político, social e cultural, e também na intenção de promover um debate sadio sobre novas formas de organização que encontrem modelos efetivos de rentabilidade e sutentabilidade para projetos artísticos e culturais, o NECITRA convida toda a categoria de artistas, técnicos e produtores para o Seminário NECITRA 10 anos: do individual ao coletivo (e vice-versa), a se realizar no dia 01 de Setembro de 2019, às 19:00 hs no Estúdio Amplo, Rua Comendador Coruja, 412 no Bairro Floresta.

Espetáculos Viabilizados pelo NECITRA
Coisarada (Coletivo)
Mistureba (Coletivo)
Gestos e Restos (Diego Esteves)
Inventor de Usamentos (Diego Esteves)
Jogos de Transportar — performance (Diego Esteves e Fernanda Boff)
Pequenices (Fernanda Bertoncello)
Ramonster – Malabareador de Ideias (Ramon Ortiz)
Gotas de Cristal (Ramon Ortiz e Carol Mendes)
Enquanto o novo espetáculo não vem (Diego Esteves)
Gira! Deixa a Gíria Girar (Carol Mendes)
Dias de Chuva (Karine Rico)
Caosmologia: sobre a existência, o apreender e o expressar — aula-espetáculo (Diego Esteves)

Espetáculos que contaram com o apoio do NECITRA
Espaço Arcabouço (Gabriel Martins)
Corpobolados (Gabriel Martins, Paola Vasconcelos e Giovane Vergo)
Como se move um corpo que não se move (Patricia Nardelle)
Umas e Outras (Ana Bernarecki e Bethany Martínez)
O Sertão em Mim (Nina Eick)

Programas de Experimentação desenvolvidos pelo NECITRA
Desdobramentos
Tubo de Ensaio
Mostra de Processo

Projetos de Ocupação de Espaço e geração de Renda
NECITRA vai ao Bar
CANTO400

Livro: Desdobramentos: experimentos com circo, dança e teatro
Pegue um convite