Seminário | Introdução à Nomotecnia Contemporânea

Seminário | Introdução à Nomotecnia Contemporânea

quinta
19:00
O evento acontecerá daqui 3 meses em uma quinta. Ver minha agenda neste dia

Apph Associação De Pesquisas E Prát...

R. Vigário José Inácio, 481 Sala 31, 90020-110 Porto Alegre

Sobre o evento

Duas invasões não-humanas – o advento da computação em escala global e o novo regime climático da Terra – parecem deslocar todos os modelos através dos quais nos acostumamos a pensar e praticar a política, o direito e a democracia. Nesse contexto emergente, já não há uma simples oposição entre o local e o global, mas sim um esquema em múltiplos níveis sobrepostos, desde o nível geológico profundo até a sobreposição de arquiteturas digitais em “stack”. Já não se trata de indivíduos livres, portadores de direitos, instituições (“funcionando normalmente” ou nem tanto) e Estados soberanos, mas sim de plataformas, dispositivos, aplicativos, interfaces e usuários que, abstraídos como noosfera e, ao mesmo tempo, materialmente ligados à terra, por vezes pretendem submetê-la a fins inumanos, e por outras convergir com ela em uma ecologia expandida. Como, nesse grande espaço não-moderno, já não se tem acesso a nenhum mapa total, o problema se faz cibernético, i.e., de navegação. Este seminário pretende oferecer um kit básico para navegar as articulações contemporâneas entre nomos (direito ou norma, mas também divisão, distribuição ou campo) e techné – nomotecnia.

Introdução à Nomotecnica Contemporânea é um seminário com Zé Antonio Magalhães, toda quinta-feira de 16/07 a 24/09, às 19h. Ele será oferecido gratuitamente, mas a APPH - Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades aceita e necessita de qualquer contribuição para a manutenção de suas atividades, esta inclusive, neste momento em que suas portas devem permanecer fechadas e num contexto maior de desvalorização da pesquisa e da cultura. É possível contribuir em apoia.se/apph.

Links para participar ou assistir da atividade serão postados no evento e em nosso site, www.apph.com.br, no dia dos encontros.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar