Roda de Chimarrão homossexualidade Masc PAlegre dos anos

A AAAP realizará, a partir de novembro, as Rodas de Chimarrão no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS, um ciclo de conversas informais sobre temas presentes no acervo do Arquivo.
A primeira roda abordará a homossexualidade masculina na Porto Alegre dos anos 1940, conversando sobre os Processos Criminais de Deoclécio Martins, também conhecida como ‘Carmem Miranda’ (tema da exposição realizada em outubro), que nos levam a uma cidade em que homens realizavam encontros noturnos furtivos em espaços públicos como a Praça da Alfândega.
A conversa será aberta com breve apresentação do historiador Rodrigo de Azevedo Weimer, pesquisador da exposição dos documentos relativos ao caso.

Rodrigo é historiador e professor, formado pela UFRGS; mestre em em História pela Unisinos, onde também fez o pós-doutorado; doutor pela UFFluminense. Autor, entre outros, dos livros 'Os nomes da liberdade' (Óikos/ Ed. da Unisinos, 2008) e 'Felisberta e sua gente' (Ed. da FGV, 2015). É historiador servidor do APERS.

A participação é gratuita, aberta ao público e não necessita inscrição.

Basta levar os petrechos do mate*, a curiosidade histórica e o gosto por uma boa charla.

* Para comodidade dos participantes, a Associação disponibilizará a água quente.

Eventos similares

Pegue um convite