Repensar a organização política com Rodrigo Nunes

A APPH - Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades tem o prazer de receber o filósofo Rodrigo Nunes para dois encontros especiais (4 e 5 de novembro) em que debateremos a organização política hoje, abordando assuntos de seu novo livro a respeito de seu novo livro, "Beyond the Horizontal: Rethinking the Question of Organisation". As palestras são abertas, não exigem inscrição prévia.

"Organização" é daquelas palavras que todos supõem entender, mas raramente alguém se arrisca a definir. Em seu entorno, costuma se reunir uma constelação de conceitos igualmente vagos: horizontalidade, verticalidade, espontaneidade, auto-organização... Frequentemente, seja para defender ou criticar a ideia, quem diz "organização" na verdade está pensando em "partido". Mas o que seria uma teoria da organização política capaz de dar conta de todos os tipos e formas que ela pode tomar para além do partido? Como colocar-se a "questão da organização" sem supor que ela admite uma única resposta –– que todos devem se organizar da mesma forma ou pertencer à mesma organização ––, mas concebendo-a, ao contrário, como algo que implica sempre uma ecologia organizacional? Que sentido devemos atribuir a ideias como horizontalidade, espontaneidade, micropolítica e ação local? Como situar a organização no interior de uma ontologia da auto-organização? Estes são alguns dos problemas que Rodrigo Nunes se propõe a discutir em Beyond the Horizontal: Rethinking the Question of Organisation a partir de referências tão diversas quanto a cibernética, a teoria das redes, a teoria da informação, a tectologia de Aleksander Bogdanov, a filosofia da individuação de Gilbert Simondon, Baruch Spinoza, Gabriel Tarde, o marxismo autonomista, a análise institucional e o pós-estruturalismo.

Rodrigo Guimarães Nunes é PhD em Filosofia pelo Goldsmiths College, University of London e professor de filosofia moderna e contemporânea na PUC-Rio. É autor do livro Organisation of the Organisationless. Collective Action After Networks (Mute/PML Books, 2014) e colaborador de diversas publicações nacionais e internacionais, como Les Temps Modernes, Radical Philosophy, South Atlantic Quarterly, serrote, Rue Descartes, The Guardian, El País, Al Jazeera e Folha de São Paulo. Seu novo livro, Beyond the Horizontal: Rethinking the Question of Organisation, será publicado em breve pela editora inglesa Verso.

Eventos similares

Pegue um convite