Recital homenageia Professores e soprano Vera Campos

Recital homenageia Professores e soprano Vera Campos

domingo
18:00
O evento acontecerá daqui 1 ano em uma domingo. Ver minha agenda neste dia

Biblioteca Pública Do Estado Do Rio G...

Rua Riachuelo, 1190 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90010-273 Porto Alegre

Sobre o evento

Recital presta homenagem aos 50 anos de carreira da soprano
Vera Campos e o Dia do professor na Biblioteca Pública do Estado

Tradicional no calendário da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS), o Recital em Homenagem ao Dia do Professor, na edição 2019 celebra os 50 anos de trajetória da soprano Vera Campos, neste domingo, dia 27 de outubro, a partir das 18h, no Salão Mourisco. O repertório contempla canções e árias do repertório lírico internacional, com a participação do barítono Nelton Brasil, do tenor Eduardo Bighelini e das sopranos Paola Bess e Gladys Gonçalves. E ainda de Isaías Costa, Padre Manoel, Luiz Enrique Degrazzia, com o acompanhamento de Sílvio Corrêa e Rodolfo Wulfhorst ao piano.
O Recital do Dia do Professor vem sendo realizado desde outubro de 1995, por iniciativa da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado do RS, em co-participação com a direção da instituição e Secretaria de Estado da Cultura. Emerita Pinto, diretora da AABPE-RS à época, junto ao pianista Sílvio Corrêa, teve a ideia de convidar a soprano Vera Campos para promover o evento. O sucesso foi tamanho, que o evento passou a se tornar quase uma obrigatoriedade na data, já que presta homenagem ao Magistério, uma classe da mais alta importância.

VERA CAMPOS
Natural de Cachoeira do Sul, onde iniciou os estudos de Música, estudou Canto com Julieta Bernardes e Vilma Sardi. Em 1963 graduou-se no Curso Superior de Música do Instituto de Artes da UFRGS e um ano depois, obteve medalha de ouro, em concurso no mesmo estabelecimento. Posteriormente concluiu o Curso da Escola de Ópera da OSPA.
Segundo a crítica especializada, “interpreta com suma sensibilidade, amparando-se num belo timbre e excelente dicção”. Apresentou-se em Montevidéu com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Túlio Belardi. Em Brasília, em 1982, participou da “Flauta Mágica”, sob a direção de Manoel Ivo Cruz. Em 1984 interpretou Violetta em “La Traviatta” e em 1985, Hanna em “A Viúva Alegre”, ambas da OSPA.
Tem realizado recitais de música brasileira e de câmara. Já atuou sob a regência de Pablo Komlós, Roberto Eggers, Eleazar de Carvalho, Davi Machado, Arlindo Teixeira, Alfredo Hülsberg, Nestor Wennholz, além dos acima citados. De seu repertório constam ainda: B. Galuppi, Mozart, Puccini, Bizet, Donizetti, Carlos Gomes, Britten, J. Strauss e Franz Lehar


SERVIÇO:
Dia: 27 de outubro de 2016 (domingo).
Hora: a partir das 18h.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190)
Informações: Na Biblioteca Pública do Estado do RS, com Morganah Marcon – telefone 3225-9426 e 3224-5045.
Entrada franca.


Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar