Quinta Temática: Financeirização da Natureza

Quinta Temática: Financeirização da Natureza

A Natureza tem se tornado a nova fronteira para a expansão do capital. Os novos mecanismos de uso e conservação da Natureza, baseados em práticas de mercantilização, financeirização e privatização do ambiente, são processos de acumulação de capital e é apresentada como uma solução para a crise que o próprio sistema cria. Neste cenário de financeirização da Natureza, o agronegócio não é apenas a soja, o gado, a cana-de-açúcar, a laranja ou o eucalipto, por exemplo. A apropriação de capital, seja na forma financeira, seja na forma da extensão da fronteira agrícola, ocorre no sentido de apropriar forças produtivas naturais monopolizáveis como terra, água, ar, biodiversidade, que também são incorporadas neste segmento do agronegócio.
Com a flexibilização de um pacote amplo de ações, que atende demandas das bancadas ruralista e minerária, vêm desmontando políticas públicas ambientais, materializadas no desmonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD), espaços de participação popular e fiscalização. Iniciativa como estas potencializam a perda de soberania dos povo, que ocorre a segregação da relação dos povos com a Natureza, reduzindo relações ancestrais a meras commodities agrícolas.
É neste contexto que a Amigos da Terra Brasil debate os Impactos da Financeirização da Natureza e da Economia Verde sobre os Territórios e os Povos, e este bate papo vai acontecer junto com a Marcela Vecchione Gonçalves, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Grupo Carta de Belém (GCB).
Debater sobre a atual conjuntura das políticas ambientais em nosso país e os crescentes ataques aos povos se faz necessário para fortalecer a nossa luta e nossas estratégias.

05 de dezembro de 2019, quinta feira,
18h30.
Casanat - Amigos da Terra Brasil
Rua Olavo Bilac, 192, Bairro Azenha.