Quarteto executa Claude Bolling no Chapéu Acústico

Quarteto executa Claude Bolling no Chapéu Acústico

terça
19:00
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Biblioteca Pública Do Estado Do Rio G...

Rua Riachuelo, 1190 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90010-273 Porto Alegre

Sobre o evento

Com Dúnia Elias, Artur Elias, Bruno Braga e Rafael Figueiredo

A ideia de preparar o concerto Suite para flauta e jazz piano do compositor francês Claude Bolling, surgiu durante a apresentação da pianista Dúnia Elias e do flautista Artur Elias, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190), em maio de 2018. Após 5 meses de exaustivos ensaios e preparações, os talentosos irmãos coroam este final de 2019 com chave de ouro, no projeto Chapéu Acústico, dia 3 de dezembro, a partir das 19h. Para dar vida a essa obra tão difícil de ser executada, estes versáteis instrumentistas, parceiros musicais predestinados desde o berço, contam com a participação do baterista Bruno Braga e o baixo acústico de Rafael Figueiredo. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.

A "Suite For Flute And Jazz Piano",composta por Claude Bolling e gravada em 1975 pelo seu trio (piano, baixo acústico e bateria) junto com o flautista francês Jean-Pierre Rampal, Nos EUA, o álbum foi indicado ao Grammy de Melhor Performance de Música de Câmara. Uma gravação de vídeo de Bolling e Rampal tocando a Suite foi gravada em 1976, no Palácio de Versalhes (França) e lançada no disco de vídeo LaserVision e em vídeo. Eventualmente, sob o título, "Suíte for Flute e Jazz Piano Trio", CD e DVD digital em versões das respectivas gravações de áudio e vídeo também foram lançadas em todo mundo.

DUNIA ELIAS
Pianista clássica de formação, compositora, atriz-pianista e músico terapeuta. Conta com diversos prêmios conquistados, como no I Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo/SP); XI Musicanto Latino-Americano (Melhor Música Instrumental); I Festival de Música Instrumental do RS (2º lugar com “Luzazul”); Prêmio Plauto Cruz no Concurso de Choro de Porto Alegre, 2005 (com “Choro Pampeano”); Concurso de Choro da Oficina de Música de Curitiba (1º lugar com "O Choro do Bugio"); 13º Festival de Música de Porto Alegre (2º lugar com “Candombe no Bomfim”). Entre seus parceiros regulares estão Hique Gomez (espetáculos “TãnTãngo” e “Hique Gomez e seus personagens”), Carlitos Magallanes e o grupo Tango’s Show. Gravou dois CDs autorais: "Ao Sul" e "Batalhão das Letras" sobre poema de Mario Quintana. Atualmente planeja um terceiro CD solo.

ARTUR ELIAS
Aos 19 anos tornou-se 1º flautista da OSPA. Premiado em vários concursos nacionais, participou de recitais e concertos como solista, em várias orquestras brasileiras; também com intensa atividade como camerista. Egresso da Escola de Música da OSPA, concluiu graduação no Instituto de Artes (UFRGS) e aprofundou seus estudos em Stuttgart (Alemanha), onde viveu por quase três anos. Percorre com naturalidade terrenos diversos, como a música de vanguarda, a música barroca (interpretada com instrumentos de época) e a música popular sul-americana. Camerista nato, Artur Elias fundou diversos ensembles que marcaram o cenário musical gaúcho nas últimas décadas: Duo Porto Alegre, Trio Tonus, Duo Diálogos, Collegium Musicum, Capela Instrumentale, Quarteto Instrumental, Ensemble Gnattali, entre outros. Em 2005 foi indicado ao Prêmio Açorianos na categoria Melhor Instrumentista. Com apoio do Ministério da Cultura, em 2010, realizou apresentação em turnê com o Ensemble Gnattali, na Alemanha e Suíça. É colaborador freqüente do Studio Clio, onde tem realizado diversos projetos de música de câmara, música antiga, além de integração com outras artes.

SERVIÇO:
Dia: 26 de novembro de 2019 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do RS (Riachuelo, 1190) - Centro Histórico de Porto Alegre.
Informações: Na BPE-RS (3224-5045) ou com o produtor, Marcos Monteiro (marcosmonteiroprojetos@gmail.com).
Entrada franca/Contribuição espontânea.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar