Prosa ficcional em processo: oficina com João Silvério Trevisan

Prosa ficcional em processo: oficina com João Silvério Trevisan

terça
18:30
O evento acontecerá daqui 8 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Livraria Baleia

Rua Cel. Fernando Machado, 85, 90010321 Porto Alegre

Sobre o evento

Esta oficina coordenada por JOÃO SILVÉRIO TREVISAN visa a produção de romances ou livros de contos numa perspectiva prática. Poderão ser discutidos projetos ainda em elaboração ou obras já sendo escritos. No caso destas últimas, serão analisados coletivamente pequenos trechos apresentados por participantes, para esclarecer questões e dúvidas. Os textos passarão por análises da elaboração temática, abordagem estilística, estrutura narrativa, construção rítmica e elaboração de personagens. No curso dos debates de textos, serão oferecidos subsídios para compreensão e prática de recursos literários, com exemplos retirados de obras de autores/as referenciais, sempre que necessário. Os trabalhos e debates em grupo serão orientados passo a passo por Trevisan, a partir de sua larga experiência como escritor. Para participar, pede-se a apresentação de pequeno projeto e seu estado atual (romances ou contos, em elaboração ou não).

JOÃO SILVÉRIO TREVISAN nasceu em Ribeirão Bonito (SP), em 1944. Além de escritor, com 14 livros publicados, é tradutor, cineasta, dramaturgo e coordenador de oficinas literárias. Recebeu inúmeros prêmios em teatro, cinema e literatura, dentre os quais o Jabuti (três vezes) e o da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte (duas vezes). Tem obras traduzidas para o inglês, o alemão e o espanhol. Escreve para jornais e revistas de todo o país e do exterior. Foi um dos fundadores, nos anos 70, do lendário jornal "Lampião da Esquina", focado em conteúdo LGBTQ em plena ditadura militar brasileira. Alguns de seus livros: “Testamento de Jônatas deixado a David” (1976); “As incríveis aventuras de el cóndor” (1980); “Em nome do desejo” (1983); “Vagas notícias de Melinha Marchiotti” (1984); “Devassos no paraíso” (1986); “O livro do avesso” (1992); “Ana em Veneza” (1994), agraciado com o Prêmio Jabuti em 1996; “Troços ; destroços” (1997); ‘Seis balas num buraco só: a crise do masculino” (1998); “Pedaço de mim” (2002); “Rei do cheiro” (2009). Seu romance “Pai, pai” (2017) foi finalista do prêmio Oceanos e acaba de sair "A idade de ouro do Brasil" (2019).

• DIAS e HORÁRIOS: 17 e 18 de março, das 18h30 às 21h30

• INVESTIMENTO: R$390 em até 12x (via Sympla) ou R$350 à vista (10% de desconto) pelo e-mail livrariabaleia@gmail.com

• INSCRIÇÕES abertas: sympla.com.br/livrariabaleia

• Participantes do curso têm 10% de desconto na compra dos livros de autoras/es relacionados ao curso na Livraria Baleia.
___
SERVIÇO:
Com a mão na massa: prosa ficcional em processo com João Silvério Trevisan
Quando: 17 e 18/3 das 18h30 às 21h30
Onde: Livraria Baleia (R. Cel. Fernando Machado, 85 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
___
• Imagem: John Baldessari

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar