Programa Público Espaço NO  Anos

Programa Público Espaço NO Anos

terça
16:30
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Margs Museu De Arte Do Rio Grande D...

Praça da Alfândega, s/n° - Centro, 90010-150 Porto Alegre

Sobre o evento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) convida para o programa público da exposição “Espaço N.O. 40 anos – Arquivos de uma experiência coletiva”, atualmente em exibição no museu. Serão duas atividades, realizadas na próxima terça-feira (12.11.2019).
A programação começa às 16h30, no auditório do museu, com a pesquisadora Ana Albani de Carvalho, que apresentará a palestra “Colaborativo e experimental: o Espaço N.O. e a contemporaneidade da arte no final dos anos 1970”, na qual abordará a história e as contribuições do Espaço N.O. no período de suas atividades (de 1979 a 1982), além de revisitar a exposição “Espaço N.O. 1979-1982 — Exposição documental”, apresentada em 1995, na Casa de Cultura Mario Quintana. Professora do Instituto de Artes da UFRGS, Ana Albani é reconhecida pelas pesquisas pioneiras sobre o Espaço N.O. e também o grupo Nervo Óptico. Na ocasião, estarão presentes artistas que integraram ambas as iniciativas.
A seguir, às 18h, Carlos Wladimirsky, Rogério Nazari e Cristina Rosa realizam a performance “Entre os rios Ganges e Estige”, no espaço expositivo onde tem lugar a mostra em homenagem aos 40 anos do Espaço N.O. Os artistas Wladimirsky e Nazari fizeram parte do coletivo de artistas.
Inaugurada em 09.10 e em exibição até 15.12.2019, a exposição “Espaço N.O. 40 anos ̶ Arquivos de uma experiência coletiva” apresenta um resgate de uma das mais importantes, emblemáticas e históricas experiências de espaço coletivo, multidisciplinar e autogestionado mantido por artistas em Porto Alegre.



Palestra
“Colaborativo e experimental: o Espaço N.O. e a contemporaneidade da arte no final dos anos 1970”
Com a professora e pesquisadora Ana Albani de Carvalho (UFRGS)
Às 16h30min, no auditório do MARGS
Sinopse:
Concebido e gerenciado por artistas como um lugar destinado a investir no caráter experimental da arte e na criação como possibilidade coletiva, o Espaço N.O. Centro Alternativo de Cultura funcionou em Porto Alegre entre 1979 e 1982, promovendo intercâmbios, encontros e exposições, articulando diferentes linguagens artísticas e poéticas. A partir de uma contextualização do Espaço N.O. na cena artística da passagem dos anos 1970 aos 1980, pretende-se refletir sobre a atuação e o legado desta proposta pioneira no formato espaço colaborativo e autônomo de arte, além de comentar a mostra antológica realizada em 1995 no Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS) – “Espaço N.O. - Exposição Documental” – cujo objetivo consistiu em resgatar a memória crítica do N.O.



Performance
“Entre os rios Ganges e Estige”
Com Carlos Wladimirsky, Rogério Nazari e Cristina Rosa
Às 18h, na Galeria Iberê Camargo do MARGS
Sinopse:
Ganges é um rio que atravessa parte do continente indiano, imbuído de crenças da cultura indiana. Estige é um simbólico rio da mitologia grega, que estabelece a travessia das almas ao mundo dos mortos. Nesta dicotomia entre vida x morte, transformação x estagnação, a performance busca, por meio de uma ação ritualista, adentrar em um tempo atemporal para questionarmos nossas limitações existenciais.
Os artistas:
Cristina Rosa é atriz, escultora, pintora e performer. Neste ano, apresentou no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a mostra de papelagem "Roupas para não vestir". Carlos Wladimirsky é desenhista, pintor, performer e joalheiro. Rogério Nazari é performer, desenhista e cenógrafo. Os três trabalham juntos desde a época do Espaço N.O.

Leia mais:
http://www.margs.rs.gov.br/noticia/programa-publico-da-exposicao-sobre-os-40-anos-do-espaco-n-o-promove-palestra-e-performance-no-margs/

SERVIÇO

Programa público da exposição “Espaço N.O. 40 anos ̶ Arquivos de uma experiência coletiva”
Data: 12.11.2019 (terça-feira)
Horário: 16h30 (palestra) e 18h (performance)
Local: MARGS (auditório e Galeria Iberê Camargo)
Entrada gratuita

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar