Processo Criativo: práticas descolonizadoras

Grupo Pretagô promove

PROCESSO CRIATIVO: práticas descolonizadoras
Workshop com Thiago Pirajira

O encontro propõe aos participantes o contato com as metodologias de criação que constituem o trabalho do multi artista Thiago Pirajira. Em suas criações o artista dá visibilidade às subjetividades negras e estas se tornam mote e substância ativa para os procedimentos de criação. As práticas envolvem em sua concepção a descolonização do saber e das narrativas artísticas, nas quais os modos de pensar e criar não hegemônicos se tornam o centro da abordagem. Exercícios físicos aliados ao compartilhamento de experiências e memórias pessoais serão o estímulo para este trabalho, que parte da relação direta entre os participantes.

Thiago Pirajira é ator, diretor, produtor e professor de teatro. Bacharel em Interpretação Teatral - UFRGS, Mestre em Educação (UFRGS) e doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). É membro-pesquisador do GETEPE / UFRGS - Grupo de estudos em Teatro, Educação e Performance. É diretor artístico do grupo de teatro Pretagô. É ator e produtor do grupo de teatro Usina do Trabalho do Ator (UTA). É um dos membros fundadores do coletivo teatral carnavalesco Bloco da Laje . Concebe e dirige artisticamente o projeto interventivo RECUO. Foi professor de Teatro na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo (2010-2013). Foi professor no curso de Assistência de Produção Cultural no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Porto Alegre (2014). Na área de produção já fez parte das equipes dos Festivais Porto Alegre em Cena e Palco Giratório Sesc-RS. Presta serviços de assessoria e curadoria em Artes e desenvolve formações e acompanhamentos pedagógicos em práticas artísticas que tangenciam o Ensino Relações Étnico-Raciais (ERER) e a Educação Antirracista.

> Público alvo: estudantes de artes, atores, performers, dançarinos, músicos, artistas visuais, terapeutas corporais e demais interessados dispostos a experimentar o corpo em arte

> Vagas: 20

> Datas e horários: 05, 12, 19* e 26 de outubro, dàs 09h às 13h
* dia 19 dàs 14h às 18h

> Local: Casa de Cultura Mário Quintana ( Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico - Porto Alegre, RS)

> Classificação: 18 anos

> Valores: R$ 200,00 a vista (pagos no ato da inscrição) ou R$ 220,00 em 2x ( 1ª parcela até dia 30/9 e 2ª até 12/10)
valores pagos via transferência bancária (inbox)

> Pessoas negras recebem 50% de desconto e podem pagar a vista ou em 2x (30/9 e 12/10)
valores pagos via transferência bancária

> Quer financiar a participação de uma pessoa negra? Contate inbox!

Eventos similares

Pegue um convite