Primavera de fios na Feira Ecológica do Bom Fim
Atualizado em: 15 de outubro de 2019, 00:38

Primavera de fios na Feira Ecológica do Bom Fim

Primavera de Fios irá colorir árvores da José Bonifácio com trabalhos manuais

O Dia da Árvore e a proximidade da chegada da estação das flores serão celebrados de um jeito peculiar neste sábado (21), na Feira Ecológica do Bom Fim, em uma ação intitulada Primavera de Fios.
Durante a manhã, o Coletivo Tramas, formado por um grupo de mulheres ligadas à economia solidária, irá decorar os troncos de algumas das dezenas de tipuanas da Avenida José Bonifácio, no trecho entre as ruas Vieira de Castro e Santa Terezinha, com peças em crochê, tricô, bordado e tecidos, que ficarão expostas como forma de presentear nos outros dias da semana o cenário onde ocorre a maior feira ecológica da América Latina. O coletivo também irá expor seus trabalhos artesanais na Banca da Acolhida.
Conhecida mundialmente como Yarn bombing (bombardeio de fios), esse tipo de intervenção urbana, além de não causar qualquer dano ao local ou objeto que recebe as peças, ressignifica e colore paisagens ao ar livre, trazendo vida a espaços públicos, chamando a atenção para sua importância e preservação.
Além de homenagear as duas importantes datas, a ação dialoga com o recente reconhecimento das feiras ecológicas da Redenção como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Estadual nº 15.296).

A saber

O Yarn Bombing surgiu em 2007, criado ao acaso pela norte-americana Magda Sayeg, em Houston, no Texas, quando ela cobriu o trinco da porta de sua loja de roupas com tricô e chamou a atenção de clientes e transeuntes. A partir daí, nunca mais parou, com intervenções reconhecidas em inúmeros países.
O movimento se espalhou por países como Holanda, Suécia, Finlândia, Canadá, China, Austrália e Grã-Bretanha, ganhando adeptos e muitos fãs no Brasil nos últimos anos.

Programe-se

Atividade: Primavera de Fios – Yarn bombing (bombardeio de fios) nas tipuanas da Feira Ecológica do Bom Fim
Data: 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da Primavera
Horário: 8h30 às 12h30