Aproveite a cidade de Porto Alegre

Poesia no Ling | Cecília Meireles

Nosso segundo encontro do semestre será sobre Cecília Meireles (1901-1964). Escritora, pintora, jornalista e professora, foi considerada uma das mais importantes poetisas brasileiras. Cecília possui obras com forte influência psicanalista com foco na temática social. Seu livro mais conhecido é o Romanceiro da Inconfidência, de 1953. Embora a escritora seja cronologicamente vinculada à segunda fase do modernismo, sua poética não está filiada a nenhum movimento literário específico.

Um pouco da poesia de Cecília Meireles para aquecer:

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

(livro Viagem, 1939)

Sobre o professor: Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978, um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo da Vinci, ex-diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), ex-diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004), ex-secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre. Tem dados palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino—Americana em várias cidades do país e do mundo.

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia!

Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Informações gerais:
Período: 25.09.2019
Dia da semana: quarta
Duração total: 2h
Horário: das 16h às 18h

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Eventos similares

Pegue um convite