Poesia no Ling | Caio Fernando de Abreu
Atualizado em: 18 de março de 2020, 05:07

Poesia no Ling | Caio Fernando de Abreu

Nosso primeiro encontro de 2020 será sobre os textos de Caio Fernando de Abreu (1948-1996). Natural do Rio Grande do Sul, Caio Fernando foi um importante escritor e jornalista brasileiro. Ao longo de sua vida escreveu crônicas, contos, romances e teatro, passando por temas como solidão, sexualidade e astrologia. Premiado por diferentes gêneros literários, poucos sabem que Caio Fernando de Abreu também fez poesia.

Um pouco da poesia de Caio Fernando de Abreu, para aquecer:

De ausência e distâncias te construo

amigo

amado.

E além da forma

nem mão

Nem fogo:

meu ser ausente do que sou

e do que tenho, alheio.

Na dimensão exata do teu corpo

cabe meu ser cabe meu voo mais remoto

cabem limites transcendências

Na dimensão do corpo que tu tens

e que eu não toco

cabe o verso torturado

e um espesso labirinto de vontades

Porém não sabes.

(Breve Memória, Caio Fernando de Abreu)

Sobre o professor: Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986); Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991 e 1996). Coordena o acervo de Guilhermino Cesar.

Todos os meses, um encontro dedicado à poesia!

Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Informações gerais:

Período: 18.03.2020
Dia da semana: quarta
Duração total: 2h
Horário: das 16h às 18h

Esta atividade é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Eventos similares