Pensamento e Vivências Negras no Universo Feminino

Pensamento e Vivências Negras no Universo Feminino

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PENSAMENTO E VIVÊNCIAS NEGRAS NO UNIVERSO FEMININO

No contexto da preparação da XII Bienal Internacional de Artes do Mercosul, cujo tema gerador diz respeito aos “universos femininos”, o evento pretende oferecer fundamentação teórica, conceitual e política para o debate acerca das realidades sociais, culturais e econômicas de mulheres negras, bem como acerca de suas formas de organização e ação política. Trata-se de abrir canais de reflexão e debate sobre os condicionamentos raciais, de classe e de gênero que afetam o modo de ser, pensar e agir das mulheres negras brasileiras.
Para tal, serão convidadas conferencistas internacionais: Patrícia Hill Collins (Estados Unidos), Shirley Campbell Barr (Costa Rica) e Ochy Curriel (Colômbia); e participantes de mesas de discussão sobre diferentes aspectos das experiências e vivências de mulheres negras originárias de diferentes partes do Brasil (Nordeste, Norte, Sul) e de diferentes lugares sociais (universitárias, lideranças religiosas, quilombolas, mulheres de periferia) do Rio Grande do Sul. Além disso, serão apresentados os resultados de projetos sociais e culturais e performances artístico-culturais representativas de diversas esferas de atuação onde se percebe o protagonismo de jovens intelectuais e artistas negras.
A programação completa do evento ocorrerá em três momentos sucessivos: em novembro de 2019, março e julho de 2020.
O evento é construído coletivamente pela Associação Acbantu, Gel Cultura Africana, Maria Mulher Organização de Mulheres Negras e Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS, com apoio da Fundação Bienal do Mercosul. A abertura ocorre no dia 20 de novembro, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS.
Veja a programação detalhada do dia 20/11 em: https://plone.ufrgs.br/deds/noticias/pensamento-e-vivencias-negras-no-universo-feminino
INSCRIÇÕES GRATUITAS, NO LOCAL.