PATRÍCIA FRANCISCO - Procissão de Pretos Velhos.

Convidamos para a ação performática “Procissão de Pretos Velhos: Da Galeria Mamute a Igreja do Rosário”, da artista representada Patrícia Francisco, a ocorrer dia 13 de dezembro, com início às 17h.

A proposta é oriunda de sua pesquisa de Doutorado em Artes Visuais pela UFRJ, onde a artista investiga diálogos entre arte, espiritualidade e história, com reflexão sobre a Escravidão no Brasil e seu desdobramento nos dias atuais, nas vidas de pessoas negras e excluídas.

Na performance “Procissão de Pretos Velhos”, Patrícia caminha junto, lado a lado com os convidados, entoando cantos pelas almas e Santas Almas, através dos Pontos cantados nas cerimônias de Umbanda, trazendo a memória da força desses escravizados ao se organizarem em Irmandades de Nossa Senhora do Rosário para conquistarem sua liberdade, ao mesmo tempo propondo a reflexão de que essa intenção por liberdade não pode ser apagada e precisa ser reconquistada a cada dia em vários campos de nossa sociedade.

Acompanhando a Performance, Patricia Francisco abre o projeto Bay Window da Mamute, apresentando no espaço obras das séries Natividade (2019), Espiritual (2018) e Estandartes de Aruanda + Desenhos de Liberdade (2019). O projeto Bay Window recebe a artista de dezembro a fevereiro de 2020.

Eventos similares

Pegue um convite