Passagens ~ Uma fotoexposição por Vitória Proença ~ Agulha

No sábado, dia 07 de Março o Agulha apresenta "Passagens", exposição de retratos da artista Vitória Proença. O projeto revisita olhares de um ano entre passagens de som, de avião e do tempo dos artistas que passaram pelo Agulha. Apresenta também olhares emprestados de fotógrafos colaboradores que também se dedicam em registrar o atual movimento e conexões da cena musical de Porto Alegre.

Na ocasião, a artista Paola Kirst e o músico Lorenzo Flach apresentam um pocket show de suas experimentações e pesquisas.

| SERVIÇO |

Vitória Proença apresenta "Passagens" ~ Agulha
Data: Sábado, 07 de Março de 2019
Horário: O bar e a exposição abrem às 19h e o pocket show começa às 21:30
Local: Agulha - Rua Conselheiro Camargo, 300 - Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS - Próximo a estação do Trensurb São Pedro e das linhas T3 e T8
Classificação: Livre
_

| ENTRADA FRANCA |
_

| Sobre a Exposição

"Passagens" busca uma reflexão sobre as trocas e movimentos que acontecem dentro de um espaço.

Uma casa de shows é um espaço mágico que se adapta, se transforma e se movimenta para receber vários formatos de espetáculo, eventos e festas. De um dia para o outro, universos por vezes absolutamente distantes têm como ponto de ligação o mesmo lugar. Públicos que possivelmente nunca se interseccionariam em um evento passam pelo mesmo espaço. E o movimento que se estabelece através das passagens cria também um fluxo de troca. Quem passa leva um pouco de quando permaneceu ali. E acaba deixando algo seu também.

Passagem de Som também é um termo utilizado na indústria da música se referindo ao momento em que a banda monta, equaliza e realiza um ensaio técnico junto com o operador de som, logo antes do show. Também é o momento em que o artista sobe em um palco, por muitas vezes pela primeira vez, e em sua intimidade vai conhecendo o espaço. Acompanhar esse momento íntimo é se conectar a uma outra dimensão da vida do artista por trás do show. Enxergar o cansaço, o brilho no olho, o perfeccionismo e toda a equipe por trás da apresentação. E nesses momentos, conseguimos perceber o artista para além do palco, a falta de cerimônia com o espaço e a intimidade com alguém que na hora do show pode parecer inacessível e distante.

E com o passar das horas, a intimidade dá espaço para a encantamento do espetáculo e o local que antes funcionava como casa - com as coisas jogadas pelos cantos, risadas despretensiosas, roupas confortáveis, cabos e fios aparentes - agora funciona como palco, e os drinks, a música, os encontros e a arte se encarregam em manter a magia do espaço viva.

Refletindo sobre essas passagens e as trocas que elas proporcionam, a exposição "Passagens" mostra o resultado de um ano de trabalho da fotógrafa Vitória Proença acompanhando mais de 60 atrações no ano de 2019 da agenda do Agulha. Aqui dividimos cenas de backstage, passagens de som e tudo que acontece atrás das cortinas da casa, palco que movimenta a cena independente de dentro e fora do Brasil na cidade de Porto Alegre nos últimos dois anos.

| Sobre a Autora

Vitória Proença é fotógrafa, designer, e sempre foi obcecada em tentar transformar todo estímulo em imagem. Com a música não foi diferente. Atualmente, é coordenadora do núcleo de fotografia e comunicação do Festival Morrostock. Também é idealizadora do projeto Fosso Coletivo - coletivo de fotografia autônomo e independente que tem como intuito solidificar a atuação dos fotógrafos musicais e tecer redes entre os próprios fotógrafos e a cena musical. Também é colaboradora do coletivo Pedra Redonda, que movimenta e desenvolve a cena local através das relações de afeto e colaboração dos integrantes que atuam na área da música - captação e mixagem, produção executiva, audiovisual e gráfica.

| Colaborações

Caroline Quaiato
Elizabeth Thiel
Gabriela Cunha
Iasmin Bossa
Pyetra Salles
Vinícius Angeli

| Realização

Agulha
Pedra Redonda

| Apoio

Go Image
Fosso Coletivo
Kevin Brezolin
Wagner Lagemann

| Curadoria

Vitória Proença

| Co-curadoria

Guilherme Netto
Vinícius Angeli

Eventos similares

5 jun · sexta 19:00 · Daqui 2 meses
20 abr · segunda 19:00 · Daqui 23 dias
Pegue um convite