Este evento já ocorreu domingo, 06 de outubro de 2019, 17:30.
Painel: Perspectivas do filme ensaio
O evento ocorreu domingo, 06 de outubro de 2019, 17:30

Painel: Perspectivas do filme ensaio

Cinemateca Capitolio

Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Esq. com Borges de Medeiros, 90010-283 Porto Alegre

Sobre o evento

No domingo, 06 de outubro, às 17h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta o painel Perspectivas do filme ensaio, com a presença de Rafael Valles, documentarista e pesquisador dos filmes-diários de Jonas Mekas, Flavio Guirland, pesquisador do cinema found footage, e Gabriela Almeida, autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva”. Entrada franca.

O painel faz parte da mostra Horizontes do Filme Ensaio, que acontece na Cinemateca entre os dias 03 e 23 de outubro.

No mesmo dia, há duas sessões únicas dentro da programação da mostra:Oh! Homem, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (16h), e Reminiscências de uma Viagem à Lituânia (20h), de Jonas Mekas.

CONVIDADOS

Gabriela Almeida é doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É autora do livro "O ensaio fílmico ou o cinema à deriva" (Ed. Alameda, 2018), membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É membro da Latin American Studies Association (LASA) e da rede de pesquisadores e artistas Radical Film Network. É professora da Faculdade de Comunicação Social da UniRitter (FACS), em Porto Alegre, onde coordena o curso de Jornalismo.

Rafael Valles é pesquisador, documentarista e docente nos cursos de Cinema e Audiovisual e Animação na UFPel. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS), com Doutorado Sanduíche na Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación, na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC/ Argentina). Autor da tese "Narrar o vivido, viver o narrado - uma análise sobre a construção do diário na obra de Jonas Mekas" (2018) e do livro "Fotogramas de la memorias - Encuentros con José Martínez Suárez (ENERC/INCAA, 2014).

Flavio Guirland é realizador de obras audiovisuais, crítico de cinema e professor Universitário. Lecionou disciplinas ligadas à Produção Audiovisual na Universidade de Passo Fundo (UPF), na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e na ULBRA - Canoas (RS). Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1999). Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1994). Autor da dissertação O Vídeo Digitalizado: Formas Híbridas da Imagem Cinemática.

***

A mostra é uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019, aprovado pela Lei Rouanet/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura, com patrocínio master da Petrobras.

Similares

Sem eventos similares

Cinema

Ver todos os eventos da categoria cinema em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo