Painel: Perspectivas do filme ensaio
Atualizado em: 06 de outubro de 2019, 04:31

Painel: Perspectivas do filme ensaio

No domingo, 06 de outubro, às 17h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta o painel Perspectivas do filme ensaio, com a presença de Rafael Valles, documentarista e pesquisador dos filmes-diários de Jonas Mekas, Flavio Guirland, pesquisador do cinema found footage, e Gabriela Almeida, autora do livro “O ensaio fílmico ou o cinema à deriva”. Entrada franca.

O painel faz parte da mostra Horizontes do Filme Ensaio, que acontece na Cinemateca entre os dias 03 e 23 de outubro.

No mesmo dia, há duas sessões únicas dentro da programação da mostra:Oh! Homem, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (16h), e Reminiscências de uma Viagem à Lituânia (20h), de Jonas Mekas.

CONVIDADOS

Gabriela Almeida é doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É autora do livro "O ensaio fílmico ou o cinema à deriva" (Ed. Alameda, 2018), membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). É membro da Latin American Studies Association (LASA) e da rede de pesquisadores e artistas Radical Film Network. É professora da Faculdade de Comunicação Social da UniRitter (FACS), em Porto Alegre, onde coordena o curso de Jornalismo.

Rafael Valles é pesquisador, documentarista e docente nos cursos de Cinema e Audiovisual e Animação na UFPel. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS), com Doutorado Sanduíche na Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación, na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Mestre em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine (FUC/ Argentina). Autor da tese "Narrar o vivido, viver o narrado - uma análise sobre a construção do diário na obra de Jonas Mekas" (2018) e do livro "Fotogramas de la memorias - Encuentros con José Martínez Suárez (ENERC/INCAA, 2014).

Flavio Guirland é realizador de obras audiovisuais, crítico de cinema e professor Universitário. Lecionou disciplinas ligadas à Produção Audiovisual na Universidade de Passo Fundo (UPF), na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e na ULBRA - Canoas (RS). Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1999). Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1994). Autor da dissertação O Vídeo Digitalizado: Formas Híbridas da Imagem Cinemática.

***

A mostra é uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019, aprovado pela Lei Rouanet/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura, com patrocínio master da Petrobras.