Oficina Trabalhando artesanalmente com película - CEN

Parte integrante do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2019, a oficina abordará técnicas simples, manuais e experimentais para filmagem, revelação e copiagem de filme 16mm.

Os realizadores Luciana Hubner Mazeto e Vinícius Lopes exploram a revelação de negativo preto e branco com o uso de cafenol, uma solução ecológica e acessível que produz belas imagens de alto contraste a partir de ingredientes facilmente encontrados em supermercados. Em seguida, os participantes trabalharão com a copiagem desse negativo através da técnica de cianotipia em emulsão artesanal, aplicando a própria emulsão na película e gerando belas imagens positivas em tonalidades azuladas, prontas para a exibição.

Quando: 25 e 26 de novembro
Horários: 09h às 12h30 e 13h30 às 18h,
Local: Laboratório de Fotografia do Instituto de Artes - UFRGS

Vagas: 10
Valor: R$ 100,00
Inscrições: http://bit.ly/PeliculaCEN

:: SOBRE OS MINISTRANTES ::

Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são cineastas sediados em Porto Alegre. Seus filmes foram exibidos em festivais como Rotterdam, Leipzig, Gramado e Montevideo. Seu trabalho mais recente, intitulado "Antes do Lembrar", recebeu o prêmio de melhor documentário no 47º AIFVF - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Atenas, em Ohio. O projeto foi contemplado pelo Pró-cultura RS, em 2015. São sócios-fundadores da produtora Pátio Vazio Produções. Pesquisam continuamente sobre cinema analógico, sendo integrantes dos laboratórios de artistas LaborBerlin (Alemanha) e Filmwerkplaats (Holanda). Juntos, dirigiram e roteirizaram dois longas-metragens de ficção já gravados: "Despedida", contemplado no Prodav 04 do FSA para desenvolvimento de projeto, e no MINC BO para produção. E "Irmã", gravado de forma independente no interior do Rio Grande do Sul. Ambos se encontram em fase de pós-produção.


:: SOBRE O CINE ESQUEMA NOVO 2019 ::

Realizado com recursos do edital SAV/MINC/FSA nº 11, 2018, o Cine Esquema Novo 2019 é uma Realização de: Ministério da Cidadania - Secretaria Especial da Cultura; Correalização do Goethe-Institut Porto Alegre; Apoio Institucional de Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil e RS Criativo; Apoio de Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Cinema e Audiovisual/ Cinemateca Capitolio, Prime Box Brazil e Traduzca; e Apoio Premiação de Locall, KF Studios, Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do RS e Fluxo - Escola de Fotografia e Cinema.

Eventos similares

Pegue um convite