Nós somos o Mário Figueiró e o Rafael Audibert, e somos alunos do INF - Instituto de Informática. Já trabalhamos faz um tempinho juntos com Ruby e Ruby on Rails, e pilhamos bastante esse ano em expandir o conhecimento desse framework muito legal, onde a gente consegue fazer muito em tão pouco tempo. Por isso, estamos realizando o minicurso pela primeira vez durante a SEMAC do INF, voltado principalmente pro pessoal do INF - CIC e ECP, mas aberto pra todo mundo que quiser aprender.
FAQZINHO ABAIXO:
Onde que vai ser? Instituto de Informática - Prédio 43413 (67), laboratório 104
Quando que vai ser? Quarta (23/10) e Sexta (25/10), durante a SEMAC, das 15:30h as 17:30h.
As vagas são ilimitadas? Infelizmente, as vagas são limitadas por causa do tamanho do laboratório, então esse formulário irá se fechar ao atingirmos o limite. Então, caso você não esteja TÃO interessado assim, e não tem certeza se vai comparecer, deixa o amiguinho se inscrever primeiro, e daí qualquer coisa dá uma aparecida na hora do minicurso, que se tiver na lugar da sala, você é mais do que bem vindo a participar. Inscreva-se: https://forms.gle/Xyx68Ez2F7tfSiwdA
Requisitos? Não tem, mas tem. Embora não sejam necessários, seria interessante se você possuísse conhecimentos básicos sobre HTML e CSS, orientação a objetos e bancos de dados relacionais, já que nós não iremos abordar isso a fundo, embora iremos utilizar.
O que que a gente vai construir? Uma aplicação básica, chamada Love Friday's, que visa termos um fórum coletivo onde podemos dar notas para os professores, além de avaliá-los e recomendá-los (ou não) para os próximos alunos (~vítimas~).
O que vai ser ensinado?
Ruby on Rails é um framework com arquitetura MVC voltado para o desenvolvimento WEB, integrando tanto o front-end quanto o back-end em uma única linguagem , o Ruby. Portanto, o minicurso tratará tanto de darmos uma introduçãozinha básica ao Ruby (é muito fácil, vocês não tem ideia) e entendermos o básico sobre como funciona o Ruby on Rails. Nosso cronograma se encontra abaixo:
Aula 1 - 23/09/2019 (15h30 - 17h30) - Ruby basics - Criação do projeto - Lovefriday’s modelagem - Escolhendo e configurando o DB - Rails server - Bem-vindo ao rails! - COC, DRY e MVC (Estrutura geral de pastas)
Aula 2 - 25/09/2019 (15h30 - 17h30) - Scaffolds - Controllers e methods - Migrations - Models - Views e ERB - Routes - Finalizando o projeto