Oficina Meditação radical comunismo ácido

Para romper com o "realismo capitalista", segundo o qual não haveria alternativa ao neoliberalismo, Mark Fisher buscou no imaginário psicodélico dos anos 60 a ideia de um "comunismo ácido", enfatizando a plasticidade absoluta tanto da consciência quanto da realidade. A "radical mindfulness" surge nesse contexto e, pressupondo o caráter transitório de todas as coisas, procura mobilizar técnicas de consciência não apenas para a evitação individual do sofrimento, com tem-se observado na onda da "mindfulness" liberal, mas para a transformação radical do mundo comum.

Nesta oficina, combinaremos práticas de meditação desenvolvidas pelo coletivo "London Radical Mindfulness" a discussões sobre as potencialidades das diferentes técnicas de consciência para fins políticos e coletivos.

A oficina será no sábado, 9 de novembro, das 14h às 17h, com uma pequena pausa para café e lanche!

ZÉ ANTÔNIO MAGALHÃES cursa o último ano de doutorado em Teoria do Direito, Ética e Produção da Subjetividade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Na sua tese, em processo de elaboração, procura repensar o conceito de democracia tendo em vista as transformações contemporâneas das tecnologias de representação e de governo, que permita pensar a democracia não como uma forma do Estado, mas como uma ecologia imanente de modos de vida.

VALOR:
> R$35 - Público geral

INSCRIÇÕES:
> https://www.sympla.com.br/oficina-meditacao-radical__668484

Eventos similares

Pegue um convite