Oficina de Papel Artesanal
Atualizado em: 09 de novembro de 2019, 03:13

Oficina de Papel Artesanal

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) dá continuidade ao programa público da exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, com o curso “Oficina de papel artesanal”. O evento ocorre no dia 09 de novembro, das 10h às 13h, no Torreão 3 do museu, ministrado pelos professores Denis Nicola Froner de Souza e Rosemari Sarmento.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rosemari.sd@gmail.com e o valor do investimento é de R$ 100,00, com material incluso. Não é necessário conhecimento prévio, e o número de vagas oferecidas é de 15 pessoas.
A exposição “Otacílio Camilo – Estética da rebeldia”, com curadoria de Izis Abreu pode ser visitada até 01.12.19. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.
O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

_____
O CURSO
Partindo da relação da produção artística de Otacílio Camilo, em especial a manufatura do papel artesanal, a Oficina do NTE - NÚCLEO DE TRABALHO EDUCATIVO da EPA, escola que desenvolve a aprendizagem de produção de papel artesanal como possibilidade de geração de renda, orientada pelos princípios da economia solidária, pretende promover a experiência deste fazer, do seu processo básico às suas possibilidades criativas, tais como inserções e aplicação na pós-produção (cartonagem, xilogravura, serigrafia).

Momento I - Introdução sobre da história do papel, alguns contextos e curiosidades, as diferentes técnicas do artesanal focando
especialmente no reciclado - foco da oficina e da proposta da NTE.

Momento II - Demonstração prática do processo artesanal da produção do papel, desde a polpa - reconhecendo as fibras que a compõem, a flocagem, a inserção de diferentes materiais nesta, o preparo do CMC (impermeabilizante); após participantes num pequeno circuito da produção da folha, vivenciam brevemente todas as etapas deste processo - desde a picagem, cozimento, liquidificação, uso do bastidor, posicionamento e tiragem da folha, secagem, sobre a prensagem. O objetivo será todos participantes vivenciarem a experiência de produzir sua própria folha artesanal.

Pensado como uma atividade que se relaciona às estratégias da produção artística de Otacílio Camilo, o curso tem como objetivo promover habilidades como atenção plena, fluxo criativo, senso de coletividade, busca de processos criativos individuais e desafios artísticos.

OS MINISTRANTES
Rosemari Sarmento é especialista no ensino das Artes Visuais Contemporâneas FEEVALE-Mestre em Letras e Cultura Regional UCS - Doutora em Literatura Brasileira UFRGS / (Denis)Publicidade e Propaganda-Licenciatura e Bacharelado em Arte UFRGS.

Denis Nicola Froner de Souza é natural de Porto alegre; Professor de Artes da EMEF Lidovino Fanton e EMEF Porto Alegre (PMPA). Graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Artes Visuais (ênfase em Fotografia e Gravura) pelo Instituto de Artes/UFRGS; Publicidade e Propaganda, PUCRS, Porto Alegre, Brasil Trabalhou também como oficineiro de Arte e Informática no CRÁS Glória – FASC/Cooeducars; Oficinas de serigrafia - Geração POA / SMS-PMPA; Sócio/Diretor/Editor da Editora Panorama Critico (2008/2016); Bolsista de extensão e pesquisa PiBic/CNPq em Gravura e em Fotografia (UFRGS).

______
SERVIÇO
Oficina de Papel Artesanal
Ministrantes: Denis Nicola Froner de Souza e Rosemari Sarmento
Data: 09.11.2019, das 10h às 13h
Local: Torreão 3 do MARGS
Carga horária: 3h
Inscrições no e-mail: rosemari.sd@gmail.com
Investimento: R$ 100,00 (material incluso)
Vagas: 3 a 15 alunos
* Não é necessário conhecimento prévio. Idade mínima: 14 anos.
______

Leia mais em:
http://www.margs.rs.gov.br/noticia/curso-oficina-de-papel-artesanal-integra-programa-publico-da-exposicao-otacilio-camilo-estetica-da-rebeldia-no-margs/