Oficina de escrita de romance com Daniel Galera

O movimento contínuo decomposto: prática do romance com Daniel Galera ~ de 5/3 a 23/4 (8 encontros às quintas-feiras) das 14h às 16h30

• INSCRIÇÕES abertas: sympla.com.br/livrariabaleia

• VAGAS: 12 (sendo 2 bolsas integrais para pessoas negras - inscrições em sympla.com.br/livrariabaleia)
___
PROGRAMA do curso:

Uma oficina de escrita de romance voltada para autoras/es que estejam no meio do processo de escrita de um romance e queiram compartilhar suas práticas com outras/os autoras/es, sem passar pelo conteúdo básico expositivo e exercícios introdutórios. O foco será a discussão dos projetos em si e de trechos em formato de seminário, explorando ao máximo o ambiente propício para estímulos, críticas e debates que se estabelece numa oficina.

Serão enfatizados aspectos como: coerência de estrutura, voz narrativa e estilo; potência de diálogos e descrições; consistência de personagens; eliminação ou adesão consciente a tropos, fórmulas e clichês; riqueza e profundidade no tratamento dos temas, entre outros. Também haverá alguns exercícios de escrita visando sair um pouco dos trilhos e eliminar zonas de conforto, bem como discussão de trechos exemplares de alguns romances publicados no mercado.

Leituras sugeridas: "Esboço" de Rachel Cusk (todavia) e "Marrom e amarelo" de Paulo Scott (Alfaguara)
___
DANIEL GALERA nasceu em 1979, em São Paulo. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa, foi um dos criadores da editora "Livros do Mal", por onde lançou seu livro de estreia, "Dentes guardados" (2001), e a primeira edição de "Até o dia em que o cão morreu" (2003), adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca como "Cão sem dono" (2007). Seu romance "Mãos de Cavalo" (2006) foi incluído na lista de leituras do vestibular da UFG por três anos consecutivos. "Cordilheira" (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. "Barba ensopada de sangue" foi eleito "o melhor livro do ano" pelo júri do Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Daniel Galera é autor também do álbum em quadrinhos "Cachalote" (2010), com o desenhista Rafael Coutinho. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda. A lista de romances publicados inclui, ainda, "Meia-noite e vinte" (2016).
___
SERVIÇO:
O movimento contínuo decomposto: prática do romance com Daniel Galera
Quando: 5/3 a 23/4 (quintas-feiras) das 14h às 16h30
Onde: Livraria Baleia (R. Cel. Fernando Machado, 85 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

• INSCRIÇÕES abertas: sympla.com.br/livrariabaleia

• INVESTIMENTO: R$800 em até 12x (via Sympla) ou com 10% de desconto à vista pelo e-mail livrariabaleia@gmail.com

• VAGAS: 12 (sendo 2 bolsas integrais para pessoas negras - inscrições em sympla.com.br/livrariabaleia)

• Participantes do curso têm 10% de desconto na compra dos livros de autoras/es relacionados ao curso na Livraria Baleia.
___
• Imagem: Rinko Kawauchi

Eventos similares

Pegue um convite