Este evento já ocorreu terça, 24 de setembro de 2019, 14:00.
O evento ocorreu terça, 24 de setembro de 2019, 14:00

O Sonho E O Despertar: A Oniricopolítica Em Construção

Salvar
O sonho e o despertar: a oniricopolítica em construção

Nuppec Núcleo De Pesquisa Em Psican...

·
Seguir
Av. Paulo Gama, s/n Prédio 12.201 - Sala 720 Bairro: Farroupilha, 90046900...

Sobre o evento

O trabalho com a produção onírica, a partir de Freud e Benjamin, relança aspectos do sujeito em sua dimensão de face e verso entre individual e social, ao mesmo tempo em que retoma, no campo da pesquisa, um dos fundamentos da psicanálise. Temos pensado o trabalho com o sonho e o despertar como uma possibilidade de fazer furo no discurso racionalizado e totalitário da atualidade.

Evocar a dimensão dos sonhos e do sonhar, em uma época que superlativa a consciência e o progresso, é também um modo de buscar novos sentidos sobre os efeitos inquietantes do sofrimento sociopolítico atual (Debieux, 2016).

O trabalho que queremos construir com a oniricopolítica (Dunker, 2019) não é relativo à dimensão terapêutica do sonho, nem tampouco à proposta de construir noções específicas de uma biografia ou mesmo da psicopatologia do sujeito. Trata-se de pensar na função coletiva do sonho e do sonhar desde questões que se estendem às formas políticas e sociais nas quais os sujeitos estão inseridos.

A oniricopolítica também se configura como um modo de tensionar as atuais políticas de morte, desde as ferramentas de trabalho que dispomos, neste caso, a articulação entre psicanálise, sonhos e política.

Contamos com todos e todas nesta construção coletiva!

Rose Gurski (UFRGS)
Miriam Debieux (USP)
Cláudia Maria Perrone (UFRGS)

Similares

Sem eventos similares

Curso de tema acadêmico

Ver todos os eventos da categoria curso de tema acadêmico em Porto Alegre
Site oficial
Compartilhar