O Prisioneiro da Grade de Ferro  debate com Paulo Sacramento
Atualizado em: 16 de novembro de 2019, 23:05

O Prisioneiro da Grade de Ferro debate com Paulo Sacramento

Sessão única da cópia remasterizada de O Prisioneiro da Grade de Ferro, eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE – um dos maiores documentários brasileiros de todos os tempos, com a presença do diretor Paulo Sacramento.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Brasil, 2003, 123 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio, os detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias nas quais sobrevivem.

O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Paulo Sacramento

Montador, diretor e produtor paulista que estreou em 2002 na direção de longa-metragem com o documentário O prisioneiro da grade de ferro.O filme foi o vencedor do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e do prêmio da crítica no Festival de Gramado, além de ter sido selecionado para o Festival de Veneza. Formou-se em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e presidiu a Associação Brasileira de Documentaristas de São Paulo em 1997. Montou diversos curtas-metragens e longas como Tônica dominante (2000), de Lina Chamie, e Cronicamente inviável (2000), de Sérgio Bianchi. É autor dos curtas-metragens Ave e Juvenília – este último foi premiado nos festivais Henri Langlois (França) e Rimini (Itália). Em 2002, foi produtor e montador de Amarelo manga, de Cláudio Assis, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Brasília. Com 2005, voltou a montar e produzir, desta vez com José Eduardo Belmonte em A concepção (2005), filme pelo qual recebeu o prêmio de melhor montagem no Festival de Brasília. Na década de 2010, dirigiu os filmes Riocorrente (2013) e O Olho e a Faca (2018).

A sessão faz parte da mostra Brasil Contemporâneo, que apresenta uma retrospectiva de Sacramento.