Aproveite a cidade de Porto Alegre

O Drama Cotidiano da Família Freud

Uma leitura performática e multimídia para contar a história do médico neurologista considerado o pai da psicanálise. Como eram as relações de Sigmund Freud em seu ambiente familiar? Como se relacionava com sua mãe e irmãos? Quem era Freud antes de se tornar um grande nome da história contemporânea? Foi a partir desses questionamentos que a psicanalista Lenira Fleck e a artista multimídia Liana Timm criaram "O Drama Cotidiano da Família Freud", apresentações divididas em 5 episódios, com textos autorais baseados em estudos sobre o pensador. O primeiro encontro acontece no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro Cultural da UFRGS e inaugura a novela familiar que se estende até o próximo ano.
A proposta é um desdobramento do projeto "Freud e os Escritores", criado por Lenira e Liana em 2010, em conjunto com o Coletivo Território das Artes. Durante os nove anos em cartaz, já transformaram diversos estudos em textos dramatúrgicos e encenaram a relação de Freud com grandes pensadores, como Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Goethe e Virginia Woolf. "Temos uma biblioteca de livros tanto do Freud quanto de livros escritos por outros autores sobre o pai da psicanálise e buscamos os fortes de cada uma dessas narrativas para montar nossos textos. Em alguns momentos fazemos citações e em outros trabalhamos com uma ficção", explica Liana sobre o processo criativo das leituras performáticas. A possibilidade de trazer para mais perto uma figura que, geralmente, é tida pela sociedade como distante e mistificada é a ideia principal das autoras. Os espetáculos de pequeno formato contam com diálogos cênicos, cenários virtuais, imagens e videos projetados, desenho de luz e trilha sonora. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Programação:

1º episódio | 26/9 às 20h O clã Freud e a Viena do final do século XIX: uma introdução

2º episódio |28/11 às 20h A relação de Freud com as suas mulheres: mãe, esposa, filhas, irmãs, cunhadas, empregadas e pacientes

3º episódio | 26/3/2020 às 20h O nascimento da Psicanálise e o impacto na Weltanschauung da época / e de todas as épocas abalo narcísico:Freud por que você destruiu as ilusões da humanidade?

4º episódio | 28/5/2020 às 20h Freud e Anna Freud: obras, cumplicidades, cartas, relações, amores e desamores.

5º episódio |30/7/2020 às 20h As tensões do nazismo, psicanálise e Judaísmo e a despedida do pai da psicanálise

Sobre as autoras e intérpretes

Lenira Fleck Escritora, psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), embaixadora da Walnut Hill School for the Arts (Natick, MA, USA). Autora do livro: A Origem Poética do Divã, 2010, TDA. A humildade é (boa) para os vermes, 2012, TDA, Quem tem medo de Adeline?, 2017, TDA.Coautora de vários livros, entre eles (Re)velações do Olhar, 2005, TDA; Quando o sonho visitou o sol, 2009, TDA; Arca Profana, 2010, TDA;Tapete: Trama de Sentidos, 2010, TDA. Coordenadora, intérprete e autora do projeto FREUD E OS ESCRITORES. coleção FREUD: 10 livros publicados em coautoria com Liana Timm.

Liana Timm Artista multimídia, arquiteta, poeta, designer. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976-1996). Realizou 74 exposições individuais, recebeu 17 prêmios e publicou 49 livros, entre eles: Os potes da sede, 2011, TDA (Livro do ano 2012 em poesia, Associação Gaúcha dos Escritores); Armazém de memórias, 2010, TDA; Coisa de Artista, 2010, TDA; Os potes da sede, 2011, TDA; (Prêmio Livro do ano 2012 em poesia, Associação Gaúcha dos Escritores), Outro(s) de mim, 2012. TDA. Essencial, 2017, TDA. Intérprete e autora do projeto FREUD E OS ESCRITORES. Coleção FREUD: 8 livros publicados em coautoria com Lenira Fleck.

Eventos similares

Pegue um convite