Este evento já ocorreu quinta, 26 de setembro de 2019, às 20:00h.
O Drama Cotidiano da Família Freud
O evento ocorreu quinta, 26 de setembro de 2019, às 20:00h
Salvar

Centro Cultural Da Ufrgs

·
Seguir
Av. Eng. Luiz Englert, s/n - Bairro Farroupilha - Prédio 12.109, 90040-040...

Sobre o evento

Uma leitura performática e multimídia para contar a história do médico neurologista considerado o pai da psicanálise. Como eram as relações de Sigmund Freud em seu ambiente familiar? Como se relacionava com sua mãe e irmãos? Quem era Freud antes de se tornar um grande nome da história contemporânea? Foi a partir desses questionamentos que a psicanalista Lenira Fleck e a artista multimídia Liana Timm criaram "O Drama Cotidiano da Família Freud", apresentações divididas em 5 episódios, com textos autorais baseados em estudos sobre o pensador. O primeiro encontro acontece no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro Cultural da UFRGS e inaugura a novela familiar que se estende até o próximo ano.
A proposta é um desdobramento do projeto "Freud e os Escritores", criado por Lenira e Liana em 2010, em conjunto com o Coletivo Território das Artes. Durante os nove anos em cartaz, já transformaram diversos estudos em textos dramatúrgicos e encenaram a relação de Freud com grandes pensadores, como Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Goethe e Virginia Woolf. "Temos uma biblioteca de livros tanto do Freud quanto de livros escritos por outros autores sobre o pai da psicanálise e buscamos os fortes de cada uma dessas narrativas para montar nossos textos. Em alguns momentos fazemos citações e em outros trabalhamos com uma ficção", explica Liana sobre o processo criativo das leituras performáticas. A possibilidade de trazer para mais perto uma figura que, geralmente, é tida pela sociedade como distante e mistificada é a ideia principal das autoras. Os espetáculos de pequeno formato contam com diálogos cênicos, cenários virtuais, imagens e videos projetados, desenho de luz e trilha sonora. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Programação:

1º episódio | 26/9 às 20h O clã Freud e a Viena do final do século XIX: uma introdução

2º episódio |28/11 às 20h A relação de Freud com as suas mulheres: mãe, esposa, filhas, irmãs, cunhadas, empregadas e pacientes

3º episódio | 26/3/2020 às 20h O nascimento da Psicanálise e o impacto na Weltanschauung da época / e de todas as épocas abalo narcísico:Freud por que você destruiu as ilusões da humanidade?

4º episódio | 28/5/2020 às 20h Freud e Anna Freud: obras, cumplicidades, cartas, relações, amores e desamores.

5º episódio |30/7/2020 às 20h As tensões do nazismo, psicanálise e Judaísmo e a despedida do pai da psicanálise

Sobre as autoras e intérpretes

Lenira Fleck Escritora, psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), embaixadora da Walnut Hill School for the Arts (Natick, MA, USA). Autora do livro: A Origem Poética do Divã, 2010, TDA. A humildade é (boa) para os vermes, 2012, TDA, Quem tem medo de Adeline?, 2017, TDA.Coautora de vários livros, entre eles (Re)velações do Olhar, 2005, TDA; Quando o sonho visitou o sol, 2009, TDA; Arca Profana, 2010, TDA;Tapete: Trama de Sentidos, 2010, TDA. Coordenadora, intérprete e autora do projeto FREUD E OS ESCRITORES. coleção FREUD: 10 livros publicados em coautoria com Liana Timm.

Liana Timm Artista multimídia, arquiteta, poeta, designer. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976-1996). Realizou 74 exposições individuais, recebeu 17 prêmios e publicou 49 livros, entre eles: Os potes da sede, 2011, TDA (Livro do ano 2012 em poesia, Associação Gaúcha dos Escritores); Armazém de memórias, 2010, TDA; Coisa de Artista, 2010, TDA; Os potes da sede, 2011, TDA; (Prêmio Livro do ano 2012 em poesia, Associação Gaúcha dos Escritores), Outro(s) de mim, 2012. TDA. Essencial, 2017, TDA. Intérprete e autora do projeto FREUD E OS ESCRITORES. Coleção FREUD: 8 livros publicados em coautoria com Lenira Fleck.

Similares

Sem eventos similares

Curso de tema acadêmico

Ver todos os eventos da categoria curso de tema acadêmico em Porto Alegre
Site oficial
Compartilhar