O Centro de Estudantes de História em conjunto com a Comissão Organizadora do Novembro Negro da História tornam públicas as atividades do Novembro Negro do curso de História da UFRGS e a Semana Acadêmica (SAH):
Passados 500 anos de invasão do Brasil pelos Portugueses e 131 anos pós a falsa abolição da escravatura, os problemas do povo brasileiro seguem não resolvidos.
A maioria da população brasileira é privada ao acesso de diversos direitos previstos na Constituição de 1888 e vive o dia a dia numa batalha intensa para conquistar a sobrevivência.
As negras e os negros no Brasil não possuem garantia nenhuma de acesso à educação e saúde, os povos quilombolas sofrem com os diversos ataques às suas comunidades, as religiões de matriz africana ainda hoje são atormentadas com perseguições e deslegitimação.
Mesmo assim, há muita luta e resistência acontecendo, e esperamos que as atividades da Semana possam contribuir para conseguirmos conhecer todos os problemas e que achemos saídas para resolve-los! ______________________________________________________
11/11 - SEGUNDA FEIRA - 18:30 "Questões e Problemas para a Historiografia: O Pensamento Negro na História.
Com: -> Greice Neves Macedo - Mestranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da UFRGS. -> Tairane Ribeiro - Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da UFRGS -> José Rivair Macedo - Professor Titular do Departamento de História da UFRGS.
Local: Mini Auditório do IFCH
12/11 - TERÇA FEIRA - 14H Oficina de Cartazes e Faixa para a Marcha Independente Zumbi Dandara. Local: CHIST.
13/11 - QUARTA FEIRA - 18:30 AWON ìJÀ WA: Criminalização e Resistência das Religiões de Matriz Africana no Brasil.
Com: -> Mãe Paty de Oxum - Yalorixá da Vila Mapa em Porto Alegre, faz parte do Coletivo Alicerce onde constrói o Núcleo de Matriz Africana. -> Devlyn de Oxum - Faz parte do Coletivo Vamos à Luta! em defesa dos povos de Matriz Africana.
Local: Mini Auditório do IFCH
14/11 - QUINTA FEIRA - 18:30 As Lutas por Vida, Terra, Saúde, Educação e Liberdade: Dilemas do Movimento Negro na conjuntura atual.
Com: -> Laryssa Fontoura - Estudante de História na UFRGS, faz parte da gestão do CHIST e também do Coletivo Alicerce. -> Eduarda Garcia - Estudante de Direito na UFRGS, compõe o Movimento Negro no RS. Onir Araújo - Advogado, faz parte da Frente Quilombola RS.