Necessidades Radicais: da posse ao uso, hábitos de um novo mundo

Necessidades Radicais: da posse ao uso, hábitos de um novo mundo

terça
09:30
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

U Mov.Me Arena

Avenida Cristiano Fischer, 464, 91410-000 Porto Alegre

Sobre o evento

Esta série tem como propósito discutir aspectos ligados às Transformações Globais que tenham como pano de fundo a inovação e o desenvolvimento de tecnologias. A curadoria dessa série fica por conta de Simone Stulp, possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - Departamento de Materiais (1998) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atuou na área de gestão universitária, foi Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates (2005-2008), vinculada principalmente a temas ligados à pesquisa e inovação tecnológica. Atualmente, é diretora de Inovação e Sustentabilidade e diretora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - TECNOVATES. Tem experiência na área de Química Ambiental e Engenharia de Materiais. É presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2016-2019) e diretora administrativa e financeira da REGINP.

// Objetivos deste episódio:
Discutir sobre capitalismo consciente ou novo capitalismo, buscando trazer aspectos conceituais e de definição do fenômeno. Além disso, este episódio irá trazer para a discussão exemplos deste fenômeno, envolvendo desde modelos de economia compartilhada e suas externalidades, até empreendedores sociais e negócio de impacto.

// Facilitadores:
Adriane Vieira Ferrarini - Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) é também coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (EcoSol)/diretório CNPq e pesquisadora bolsista produtividade 2 do Cnpq.

Aurélia Adriana de Melo - Doutora em Administração com ênfase em gestão da inovação tecnológica (UFRGS), é também Mestre em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) e docente na Escola de Gestão e Negócios da Unisinos. Pesquisa sobre e atua com negócios de impacto socioambiental desde 2015, quando elaborou, em co-autoria com a equipe técnica da Unitec (Tecnosinos/Unisinos), um plano de incubação para Negócios de Impacto Socioambiental de base tecnológica, o qual foi um dos vencedores de Prêmio ICE para incubação e aceleração de Negócios de Impacto. Aurélia é membro da Rede e do Conselho do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), programa este que reúne pesquisadores e professores que atuam em todo Brasil com Negócios de Impacto Socioambiental.

// Programação:
9h30 - credenciamento e networking
9h50 - abertura uMov.me
10h - Debate: Necessidades radicais - da posse ao uso, hábitos de um novo mundo
11h30 - momento para as perguntas
12h - encerramento e networking

// Transmissão ao vivo: se você não puder comparecer ao evento, acompanhe nossa transmissão ao vivo através dos links abaixo (nesse caso não é necessário fazer sua inscrição).
YouTube - umovmetv
Facebook - uMov.me Arena

// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar