Narrativas clínicas de Freud: O Homem dos Lobos

Centro de Estudos em Filosofia e Humanidades - CEFIH

Curso livre

Narrativas clínicas de Freud: O Homem dos Lobos

Narrativas clínicas de Freud propõe uma série de estudos dos casos clínicos freudianos como forma privilegiada de investigação dos fundamentos teóricos, éticos e históricos da psicanálise. Retornar aos historiais clínicos enquanto releitura dos fundamentos da própria psicanálise é uma operação estratégica e necessária para problematização e inserção da experiência psicanalítica.
Este percurso terá como ponto de partida o caso mais extenso e polêmico de Freud, o "Homem dos Lobos", descrito no texto "História de uma neurose infantil" (Freud, 1918). Serguei Pankejeff recebeu a alcunha de Homem dos Lobos em função da rememoração, em análise, de um sonho infantil com lobos aterrorizantes. Este caso tornou-se paradigmático para psicanálise na medida em que produziu, na escrita de Freud, hipóteses metapsicológicas inéditas, modificações no registro da clínica psicanalítica, reflexões epistemológicas e persiste até os dias de hoje como enigma no campo da psicopatologia.

INFORMAÇÕES:
Coordenação: Sander Machado
Datas: 14/09, 28/09 e 05/10 (sábados)
Horários: 9h30-11h30
Carga horária: 6h - 3 encontros
Investimento: R$ 220,00.
As inscrições poderão ser feitas diretamente com o coordenador da atividade ou através do site do Sympla, no link https://www.sympla.com.br/narrativas-clinicas-de-freud-o-homem-dos-lobos__613756

Desconto de 30% para alunos e ex-alunos da Faculdade IMED
VÁLIDO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
COM CERTIFICAÇÃO
Local: Faculdade IMED-Porto Alegre, sala 400-A
Endereço: Rua Dona Laura 1020, bairro Mont' Serrat, Porto Alegre
Apoio: Faculdade IMED
Contato: sander.machado@gmail.com
Fone: 992566452

Sander Machado. Psicanalista. Co-organizador dos livros "Retornos do Homem dos Lobos" (Sulina, 2018) e "Interlocuções na fronteira entre psicanálise e arte" (Artes ; Ecos, 2017). É membro associado do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Eventos similares

Pegue um convite