Mulheres No Cinema Brasileiro


Iluminar, fazer emergir e reescrever a história do cinema sob a perspectiva feminina tem sido um dos gestos mais contundentes de Karla Holanda e Marina Tedesco, ambas professoras da graduação de Cinema e do PPGCine, da UFF, e pesquisadoras do cinema realizado por mulheres. Juntas, organizaram o livro “Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro”, uma das maiores referências do assunto no país e, não por acaso, finalista do Prêmio Jabuti de 2018. Nas belas palavras de Heloisa Buarque de Holanda, no prefácio da obra, a realização das autoras “é antes de tudo uma abertura estratégica do pensamento crítico feminista no campo do cinema”.

Em uma oportunidade única, no dia 4 de outubro, às 14:30h, no auditório da Escola de Artes e Design Famecos - PUCRS, elas participam do evento “Mulheres no Cinema Brasileiro”, apresentando suas mais recentes reflexões acerca do universo feminino cinematográfico.

Marina abordará a “desigualdade de gênero na direção de fotografia do cinema brasileiro” e Karla uma reflexão sobre “o que fizeram as cineastas brasileiras enquanto a história do cinema as ocultou”. As mediações das palestras são de Juliana Costa, (Academia das musas/ ACCIRS) e Cristiane Freitas (Coordenadora PPGCom- Escola Comunicação Artes e Design – Famecos).

Neste dia, acontece também o pré-lançamento de “Mulheres de Cinema” (Numa Editora, 2019), organizado por Karla Holanda que mais uma vez se lança em uma aventura inédita e urgente, reunindo histórias do cinema mundial sob a perspectiva feminina. O livro, como alerta o prefácio de Ilana Feldman, “traça um panorama do cinema realizado por mulheres de toda parte do globo terrestre, do Ocidente ao Oriente, do Norte ao Sul, do passado ao presente”.

Realização:
PPGCOM – Escola de Artes, Comunicação e Design- Famecos;

Curso de Produção Audiovisual - Escola de Artes, Comunicação e Design- Famecos

ImaginaMaria.doc.

Apoio:
Academia das Musas
XXIII Encontro Socine (UNISINOS)

Coordenação:
Maria Henriqueta Creidy Satt
(Escola de Artes, Comunicação e Design- Famecos PUCRS)
Produção e Divulgação:
Marcela Ruiz e Sara Ventorini
Arte:
Lis Bortoli Henz e Sara Ventorini.

Eventos similares

Pegue um convite