Mulheres artistas: questões atuais - Interseccionalidade
Atualizado em: 27 de fevereiro de 2020, 10:04

Mulheres artistas: questões atuais - Interseccionalidade

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) promove no mês de março um ciclo de 3 encontros pelo já tradicional projeto “Mulheres artistas: questões atuais”, em realização desde 2015, com proposição e organização pelo Núcleo Educativo do museu.

Neste ano, o projeto ganha uma edição ampliada, em uma ação realizada em conjunto com o programa público da exposição “Gostem ou não – Artistas mulheres no acervo do MARGS”. Inaugurada em dezembro e em exibição no museu até 22.03.2020, a mostra coletiva tem curadoria do grupo de pesquisa Mulheres nos Acervos (Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin).

Com o tema “Interseccionalidade”, a série de 3 encontros pelo projeto “Mulheres artistas: questões atuais” será realizada nos dias 03.03, 10.03 e 17.03.2020, sempre às 16h, no auditório do museu, com entrada gratuita. A programação reunirá diversas convidadas.

Ao propor e convidar os públicos a uma reflexão sobre interseccionalidade e sobre a necessidade de pensar em feminismos no plural, “Mulheres artistas: questões atuais – INTERSECCIONALIDADE” pretende discutir questões pertinentes às mulheres na atualidade sob diferentes perspectivas, por meio de um exercício de escuta das narrativas individuais das convidadas e do compartilhamento de experiências, entendendo que o que é pessoal também é político e que o relato de uma pode gerar reações em muitxs outrxs.
______
PROGRAMAÇÃO
03.03 Encontro 1
Agnes Mariá e Natália Pagot (Poetas Vivos)
Clara Corleone
Nanni Rios

10.03 Encontro 2
Ana dos Santos
Angélica Kaingang
Cristina Ribas

17.03 Encontro 3
Adriana Boff
Mitti Mendonça
Mulheres nos Acervos

SERVIÇO
Mulheres artistas: questões atuais – Interseccionalidade
Data: 03.03, 10.03 e 17.03.2020
Horário: 16h
Local: Auditório do MARGS
Entrada gratuita (as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com a lotação máxima de 60 lugares)


Juntamente à simultânea apresentação das exposições “Gostem ou não – Artistas mulheres no acervo do MARGS” e “Mariza Carpes – Digo de onde venho”, que no momento ocupam todas as salas expositivas do segundo andar do MARGS, “Mulheres artistas: questões atuais – INTERSECCIONALIDADE” faz parte das ações promovidas pelo museu com o objetivo de criar um contexto preliminar para a chegada da 12ª Bienal do Mercosul, que a seguir, entre abril e julho de 2020, ocupará todo o museu com uma edição voltada às relações entre arte e feminismo.

Assim, em sintonia e afinidade com a temática da próxima Bienal, o MARGS procura oferecer na atual temporada, por meio de sua programação artística, um ambiente preparatório para o momento em que o museu prosseguirá sendo palco de debates e experiências sobre a produção de artistas mulheres.

Além disso, “Mulheres artistas: questões atuais – INTERSECCIONALIDADE” integra as ações da campanha “Universo feminino”, a ser realizada pela Secretaria de Estado da Cultura do RS em todo o Estado e em parceria com secretarias municipais, somando-se a instituições que promovam atividades sobre direitos humanos e políticas públicas para as mulheres.

Eventos similares

abr 15
Femulher Quinta 09:00 · Daqui 8 meses em Espaço Unisinos
dez 31
Evento Adiado, Sem Data! Atenção!! Anime Buzz 18ª Edição ... Quinta 10:00 · Daqui 5 meses em Evento Anime Buzz
mar 26
35ª Feira De Negócios Turísticos Ugart Sexta 13:00 · Daqui 8 meses em Barra Shopping Sul