Minicurso As formas do ensaio com Alexandre Pandolfo

Como escreveu Foucault, o ensaio é o corpo vivo da filosofia. Nesse curso, discutiremos as formas do ensaio a partir de modelos críticos e criativos, visando uma abordagem ativa, desde uma perspectiva transdisciplinar, sobretudo na intersecção entre literatura, filosofia e artes. Serão trabalhados textos de ensaístas como Walter Benjamin, Susan Sontag, Merleau-Ponty e Theodor Adorno, dentre outros.

O ensaio é uma das formas literárias mais expressivas da filosofia. Ele se apresenta oposição crítica à concepção totalizante dos grandes sistemas clássicos de pensamento, tematizando sua expressão, forma e conteúdo, em seu corpo próprio de linguagem, em sua apresentação. Este minicurso procurará refletir sobre o trabalho em prosa da linguagem filosófica que não perde de vista a poesia. Procurará refletir sobre o exercício de linguagem desdobrado junto às tentativas para a sua expressão mais radical, para além dos acordos anestésicos estabelecidos com a comunicação plenamente adequada ao mundo da adaptabilidade total. As formas possíveis do ensaio tratam, por isso, de chocar os movimentos administrativos que a sociedade engendra e aos quais se imiscuem linguagem e abstração em todas as relações sociais: o conforto, a adaptação, o ninho, a claridade, o bosque; o conforto do existente no seio da catástrofe. O ensaio, nesse sentido, visa chocar a perversa claridade, a compreensível linguagem cotidiana da adaptabilidade em geral, do existente vertido em linguagem adequada ao sentido objetivo da presença a si mesma.

QUANDO:
• Serão três encontros, sempre nas terças-feiras, 19 e 26 de novembro e 03 de dezembro, das 18h30 às 21h. Todos os cursos da APPH acontecem na nossa sede na rua Vigário José Inácio, 481/31.

VALORES:
• R$150 para profissionais, ou
• R$100 para estudantes.

INSCRIÇÕES:
• Por email, em acpandolfo@hotmail.com.

ALEXANDRE PANDOLFO é professor e estudante, escritor e pesquisador, doutor em letras e pós-doutor em literatura. Autor dos livros “Apuros – ficção e aforismas contra o estado das coisas”, “A costura arrancada” e “Textura crítica da impostura”, além de diversos ensaios publicados em revistas especializadas.

Eventos similares

4 mar · quarta 20:00 · Daqui 16 dias
21 mar · sábado 09:00 · Daqui 1 mês
11 abr · sábado 09:00 · Daqui 2 meses
Pegue um convite