Mini-curso Aventuras da Filosofia e da Sociologia Francesas
Atualizado em: 22 de outubro de 2019, 04:15

Mini-curso Aventuras da Filosofia e da Sociologia Francesas

A França foi o país que apresentou ao mundo grandes ideais sociais e políticas, tais como o legado da Revolução de 1789: liberdade, igualdade e fraternidade. Como sabemos, esses ideias são produzidos, em primeiro lugar, no plano filosófico, para depois influenciarem concretamente a história de uma sociedade e de um país.

O curso "Les aventures de la philosophie et de la sociologie française" irá apresentar como algumas dessas questões se fazem presentes em autores do final do século XIX, início e meados do século XX na França, tais como Émile Durkheim e Pierre Bourdieu.

Por meio do diálogo sobre as ideias desse grupo de pensadores, a aventura acontecerá em contato com o presente, buscando encontrar as marcas em nossa história.

O minicurso acontecerá nas terças, nos dias 15, 22 e 29 de outubro, das 19h às 21h, na Escola de Francês Chouette, Rua Garibaldi, 1100, Bom Fim, Porto Alegre/RS.

As inscrições podem ser feitas aqui: https://www.sympla.com.br/mini-curso-aventuras-da-filosofia-e-da-sociologia-francesas__661042

Valor: R$90

Mais informações: chouette@chouette.net.br

Ministrante: Gabriel Guerra Câmara é cientista Social, mestre e doutorando em Sociologia pela UFRGS, com estágio de pesquisa na Université Catholique de Louvain, Bélgica.

Encontro 1: Iluminismo, Revolução Francesa e a conformação da Sociologia na França

O primeiro encontro abordará as principais modificações sociais e políticas resultantes do Iluminismo e da Revolução Francesa e suas influências na conformação das orientações gerais que passarão a guiar o pensamento filosófico e sociológico francês no século XIX e XX.

Encontro 2: Ecos da Revolução na Sociologia de Émile Durkheim

O segundo encontro apresentará a sociologia, em seus principais conceitos, desenvolvida por Émile Durkheim no final do século XIX, demonstrando como, em sua obra, se condensam teórica e metodologicamente uma nova abordagem para o estudo da sociedade.

Encontro 3: Um salto ao século XX: Pierre Bourdieu e a sociologia do poder e do conflito

No encontro final, apresentaremos a sociologia do conflito de Pierre Bourdieu, em seus principais conceitos, realizando a contraposição teórica que ele realiza frente à sociologia de Émile Durkheim. A sociedade como um campo conceitual e de práticas sociais diversas. Nesse último encontro, demostraremos como a sociologia francesa é um campo aberto de debates e posicionamentos diversos, mas igualmente válidos.