Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes
Atualizado em: 14 de março de 2020, 15:07

Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes

Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Ling apresentam:

A programação do Mini Cine apresenta um ciclo de curtas-metragens independentes nacionais e internacionais, com exibição gratuita. Com curadoria da LORA, a cada mês a programação muda, agrupando os filmes por temáticas e assuntos, alinhados ou contextualizados não só pelos seus temas, mas também por suas estéticas e estilos de narrativa.

A programação de março apresentará quatro curtas-metragens, sob a temática arte contemporânea em múltiplas narrativas. O ciclo terá duração de uma hora, reiniciando a cada hora cheia, permanecendo em looping das 13h às 20h. In´´ício da última sessão às 19h.

Filmes:
Ruby (2014) de Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureiro
Brasil | 17 min | Documentário Biográfico

Sinopse: Ruby é um pintor forasteiro que vive sozinho em uma casa próxima à praia. Trabalha com temáticas da natureza, como botânica, animais e retratos, em um estilo de arte naïf. O filme apresenta um universo sensível-subjetivo do artista, com suas inspirações e fragilidades.

Kimchi (2018) de Jackson Segars
EUA e Coréia do Sul | 14 min | Drama
Sinopse: Enquanto sua família discute a respeito dos seus cuidados no final da vida, um idoso reflete sobre sua vida compartilhando seus pensamentos com um desconhecido.

Impossible Figures Stories III (2018) de Marta Pajek
Polônia | 12 min | Animação
Sinopse: Um homem e uma mulher se encontram numa sala de espera e imediatamente se aproximam. Eles começam um jogo que gradualmente se torna mais feroz. Seus rostos se assemelham à máscaras, enquanto as formas lentamente perdem sua integridade.

AMA (2018) de Julie Gautier
França |7 min | Experimental Dança
Sinopse: AMA é um curta-metragem realizado e dirigido pela cineasta subaquática Julie Gautier. O trabalho segue Gautier através de vários minutos ininterruptos de coreografia subaquática, graciosamente executada na piscina mais profunda do mundo, perto de Veneza, Itália.

Classificação indicativa: 12 anos

LORA é uma plataforma de curadoria e experiência de cinema independente, que busca proporcionar o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas para debate, gerando crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. Além de criar uma relação entre público e artista, a ideia é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador. Iniciou suas atividades em 2016 e já desenvolveu projetos de exibição experienciais em escolas, como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Restinga em Porto Alegre, e já introduziu a exibição cinematográfica em ambientes distintos, como espaços públicos, empresas privadas e galerias de arte.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Eventos similares