Migração e Relações Étnico-Raciais um olhar em rede

O GAIRE - Grupo de Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados do SAJU da UFRGS convida a todos para esse evento que pretende discutir como imigrantes e refugiados negros estão sendo acolhidos e refletir sobre imigração/refúgio nas relações étnico-raciais.

Em nossos atendimentos, percebemos a falta de formação e entendimento partindo dos nossos locais de fala e vivência, para lidarmos com algumas demandas apresentadas. O Brasil é um dos países que mais recebe imigrantes e refugiados na América do Sul, sendo a maioria oriundos de países do continente africano, que ao chegarem aqui, além de se depararem com dificuldades de idioma, moradia, educação e saúde, vivem no cotidiano diversas situações de violência, dentre estas o racismo, xenofobia e sendo tolhidos de acessos básicos em função de sua raça/cor/gênero.

----------------------------------------------------------------

Roda 1: Conceitos e Experiências sobre Migração e Refúgio

Reginete Bispo
Socióloga com especialização em Direitos Humanos pela UFRGS. Atua em organizações de mulheres negras, direitos humanos e remanescentes de quilombos.

Vanito Ianium Vieira Cá
Cientista Social, especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Mestre em Política Social e Serviço Social, na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE) do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da UFRGS e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

.

Roda 2: Imigrantes e Refugiados e suas experiências

Rebecca Bernard
Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de pesquisa: Minorias sociais: estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência. Desenvolve um trabalho voluntário com os imigrantes haitianos no ensino da língua portuguesa no Centro Humanístico Vida.

Ricardo de Toma Garcia
Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima; Bolsista do Programa PAEC/OEA/GCUB/2015. Advogado graduado pela Universidad de Carabobo (Venezuela); Tem experiência na área de Direito, com ênfase no Direito Internacional Publico. Tem experiência como pesquisador na área da Geopolítica e as Relações Fronteiriças.

.

Roda 3: Serviços: Direito, Saúde e Educação

Winnie Bueno
Iyalorixá. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS).Mestre em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS) na linha de pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS. Discute temas voltados às questões raciais, gênero e sexualidades, direitos humanos, intolerância religiosa e pensamento feminista negro. Criadora do Projeto "Tinder dos Livros"

Gisele Martins Gomes
Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do RS e Unisinos. Bacharel em enfermagem pela Universidade Feevale. Vice coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Partenon e Lomba do Pinheiro. Atua na área de Saúde Coletiva, em Unidade de Saúde no Município de Porto Alegre. Docente na Escola Profissional de Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia(IC/FUC) de Porto Alegre.

Marlete Oliveira
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM- 2016. Especialização em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS- 2018. Educadora Referência do Centro da Juventude Restinga 2018. Atualmente Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Tutora do Núcleo de Terapia Ocupacional e professora convidada na Residência em Saúde Mental Coletiva UFRGS. Apoiadora Institucional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Projeto Promoção da Equidade Étnico-racial no SUS - Rio Grande do Sul/ Brasil da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em parceria com o Ministério da Saúde e UFRGS. Pesquisa Mulheres Negras, Autoamor e Autocuidado; Efeitos Psíquicos e Cognitivos do Racismo; terapia ocupacional africana; terapia ocupacional e ocupações colonizadoras.

Renata Santos da Silva
Graduada e Licenciada em Psicologia. Mestre em Educação, Especialista em Avaliação Psicológica, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Educação para Diversidade. Doutorado em Educação (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, linha de pesquisa Pessoa e Educação, bolsista CAPES. Professora e Orientadora Educacional na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/ RS.

.

Encerramento: MigrArte

Kanhanga
Rapper (Angola)

Yumna Yussuf
Dançarina do ventre (Moçambique)

Humberto
Artista plástico (Venezuela)

Aguiomar Prescinda
Dançarina de kuduro (Angola)

Daiana
Cozinheira (Venezuela)

Eventos similares

Pegue um convite