Meu filme favorito, com Ana Luiza Azevedo

No sétimo encontro da programação Meu Filme Favorito, a cineasta Ana Luiza Azevedo irá conversar com o público sobre um dos seus filmes favoritos: Um dia Muito Especial, de Ettore Scola. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo com o convidado, mediado pelo curador do projeto, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.

Sinopse do filme: Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

O filme ganhou o prêmio Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator para Marcello Mastroianni e Oscar de melhor filme estrangeiro.

Duração do filme: 1h45min

ANA LUIZA AZEVEDO é diretora e roteirista. Formada em artes visuais pela UFRGS, é sócia e coordenadora do Núcleo de Roteiro da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Dirigiu e roteirizou diversos filmes e séries de tv - entre eles -, “Aos Olhos de Ernesto” (em finalização), “Primavera das Neves” (2017), “Antes que o mundo acabe” (2010), escolhido como melhor filme pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), “Dona Cristina Perdeu a Memória” (2002), premiado como melhor curta-metragem no festival Cine-Pe. Seu filme “Três minutos” (2000) entrou para seleção oficial de Cannes e ganhou melhor curta-metragem no Festival de Brasília de 1999. “Barbosa” (1988), conquistou melhor curta-metragem pelo Festival de Havana. Na televisão, Ana dirigiu a série Doce Mãe, da TV Globo.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Classificação indicativa: 12 anos

Ocupação total: 79 lugares
Meia-Entrada: 27 lugares
Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013
Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

Eventos similares

Pegue um convite