M.A.R - 04

M.A.R - 04

No dia 23 de novembro a M.A.R. está de volta em sua quarta edição! Em 2017 o evento que nasceu a partir da Feira de Moda Sustentável, reuniu mais de 40 expositores de moda, arte e design, todos unidos pela sustentabilidade! O resultado encantou a todos, expositores e público, que nos deram um feedback muito positivo!

Dá uma olhada nas fotos das edições anteriores: https://www.facebook.com/pg/revolucao.mar/photos/?tab=album;album_id=815383195308667

A ideia é reunir marcas, brechós e projetos sustentáveis entre moda e design para uma grande feira, ativismo, venda e networking entre expositores e participantes. É muito importante que só tenhamos realmente produtos sustentáveis na feira. Este é o foco e o diferencial. Além disso, estamos preparando conteúdos para trazer informação de qualidade para empresas e consumidores, fiquem de olho que logo abriremos as inscrições.

Para expor: https://bit.ly/MAR_04

Dúvidas: mar.producao@gmail.com

__________________________________

PROGRAMAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

SALA DE PALESTRAS

Bate papo: Como lidar com o invisível? O ciclo dos resíduos calçadistas
Vamos conversar sobre a importância de enxergar o que está por trás da indústria calçadista e a gestão dos seus resíduos
Mediadora: Liz Unikowski
Horário: 11h as 12h30

Bate papo: mercado de moda plus size
Conversa sobre a visão do mercado plus atual e as oportunidades que percebem ainda abertas. Assim, podemos incentivar as pessoas a desenvolver este mercado por meio das oportunidades existentes.
Visibilidade e pertencimento a partir da premissa da auto-confiança. Como o mercado da moda pode projetar experiências e artefatos que estimulem a auto-confiança feminina? Mudança de percepção de beleza e quebra do paradigma de padrão único sob uma perspectiva do Design estratégico.
Mediadoras: Antonieta Karoly, Carol Alves e Gisele Ramos
Horário: 13h às 14h30

Bate-papo: O Futuro do Marketing com ética e sustentabilidade
Hoje em dia a frase do momento é: “Tem que produzir conteúdo pra se manter relevante”. Mas que tipo de conteúdo estamos falando? Como pensar em uma comunicação de forma sustentável, ética e que de fato entregue valor para o público alvo? Essas e mais algumas reflexões sobre práticas, ferramentas e tendências de mercado serão apresentadas nesse encontro.
Mediadora: Carol Alves
Horário: 15h às 16h30

Workshop: Afrofuturismo: o passado presente e futuro no encontro entre a moda e a fotografia
O Workshop reúne com profissionais e pesquisadores e pesquisadoras das áreas da moda, comunicação, fotografia e Design Estratégico com a proposta de uma atividade teórica e prática que reflete sobre como o movimento do Afrofuturismo, movimento cultural, social e político, que promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, ancestralidade e diáspora africana negra, pode valorizar a presença negra em toda cadeia da moda.
*Importante: venham com seus celulares carregados e com espaço para fotografar!
Facilitadores: Carol Anchieta, Leonardo Farias, Desirre do Valle, Gisamara de Oliveira
Horário: 16h30 às 18h30

DECK M.A.R

Bate papo: POA Inquieta Moda Sustentável - como aplicar os indicadores de sustentabilidade nas empresas
O POA Inquieta Moda Sustentável é um grupo do POA Inquieta que tem o propósito de construir debates e projetos ligados à Moda Sustentável. O grupo desenvolveu direcionadores de sustentabilidade para as marcas de moda daqui e neste bate-papo vamos conversar sobre como colocar os indicadores em prática nas empresas.
Mediadora: Patricia Rabello
Horário: 11h às 12h

Bate papo: Desafios do empreendedorismo sustentável
Bate papo entre gestoras de marcas com viés de sustentabilidade levantando dilemas e escolhas de seus caminhos como empreendedoras.
Mediadoras: Liz Unikowski e Laura Madalosso
Horário: 13h30 as 15h

Relatos do BEFW
Quer saber tudo o que rolou no Brasil Eco Fashion Week 2019? A gente te conta!
Sobre o evento:
O Brasil Eco Fashion Week (BEFW) nasceu em 2017, como a Primeira Semana de Moda Sustentável do Brasil. Deseja estimular novos caminhos para a moda, criar um espaço de visibilidade para marcas comprometidas com as práticas de sustentabilidade, e fortalecer essa cultura.
O evento tem foco no setor de moda, mas entende que para mudanças sistêmicas acontecerem, todos os setores devem participar do debate.
Mediadoras: Natalia Guasso, Madi Muller, Karine Freire, Marina Giongo, Liz Unikowski
Horário: 17h às 18h30

Movimento Fashion Revolution em POA
Vem saber mais sobre o movimento #fashrevpoa e construir com a gente as ações para 2020 :)

O Fashion Revolution acredita no poder de transformação positiva da moda, e tem como principais objetivos conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor, celebrar as pessoas por trás das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade.
O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.
A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e hoje tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.
Responsáveis: Lívia Duda e Thaís Menna
Horário: 18h30 às 19:30h

ESPAÇO #modamudamundo

Workshop: saias modulares a partir de resíduos
O Kit de Confecção Continuum foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a confecção de roupas a partir de retalhos e sobras de tecidos, auxiliando ainda na escolha de cores e modelos de acordo com seu estilo e tipo de corpo. Nesse módulo você encontra o passo a passo para fazer três modelos clássicos de saias - Reta, Lápis e Evasè - em três tamanhos de comprimento- Mini, Joelho e Midi. O Kit ainda ensina de modo fácil a fazer a graduação do manequim 38 ao 54.
Ministrante: Liege Massi
Horário: 13h às 17h

Oficina de reparos e customização
Nesta edição da M.A.R termos dois projetos lindos fazendo reparos e customizações de peças!
Aproveite para dar vida nova às peças que estão paradas, ou renovar alguma peça adquirida na feira.
Responsáveis: COS – Costura Consciente e Liza Petiz
Horário: 11h às 20h

MEDIADORES

CAROL ALVES
É Social Media na Uhuu.com e atualmente gerencia e produz conteúdo para a Ciao Pizzeria Napoletana pela Meliponário, projeto autoral de produção de conteúdo desenvolvido junto com o fotógrafo Rafael Bittencourt. Já trabalhou com marcas como Aurora Moda Gentil, Herself e Biamar nas áreas de produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, social strategy e social branding. É mestranda em design estratégico na Unisinos e pesquisadora do Ecossistema de Moda Sustentável onde desenvolve uma pesquisa sobre orientações projetuais para auto-confiança feminina no mercado da moda.

CAROL ANCHIETA
Jornalista, mestranda em Designa Estratégico para Inovação Social da Unisinos e pesquisadora do Ecossistema da Moda Sustentável com foco na ancestralidade negra e Afrofuturismo.

COS - COSTURA CONSCIENTE
Grupo de mulheres de diferentes idades, cores, crenças, com um propósito em comum: resignificar o valor da costura, repensar os processos produtivos e desenvolver uma rede de apoio entre mulheres.
Sustentabilidade, equidade e sororidade é o que buscam e disseminam.

DESIREE DO VALLE
Estudante de Moda, Stylist, Produtora de Moda e idealizadora da Black Barbie Agency. Seu trabalho é contar novas narrativas pretas e periféricas na Moda.

GISAMARA BAIRROS DE OLIVEIRA
Estudante do curso de graduação em Design Visual na UFRGS. Criadora do projeto “Olho Mágico Fotografias” que tem como objetivo principal utilizar a fotografia e captações audiovisuais como ferramenta de descobertas e representatividade negra, acessando e contando as histórias destes diversos corpos e dos lugares que ocupam.

GISELE RAMOS
Jornalista, especialista em conteúdo para mídias sociais e produtora cultural, é apaixonada por moda sustentável e brechós desde sempre, mas ficou muito tempo afastada das roupas usadas por não encontrar peças de segunda mão no seu tamanho. Após participar como convidada do Pop Plus, tradicional evento plus size realizado a cada três meses em São Paulo, e desapegar de boa parte do seu guarda-roupa em dois dias, percebeu a demanda por um brechó voltado aos tamanhos maiores, mas que também tenha com uma curadoria mais criteriosa e antenada nas tendências. E foi assim que nasceu o Brechó XL, um negócio com o propósito de tornar a moda acessível a todas, onde é possível encontrar roupas em tamanhos maiores garimpadas cuidadosamente em Porto Alegre e em outras cidades.

LAURA MADALOSSO
Designer e pesquisadora de moda, é formada em publicidade pela UFRGS e especialista em design de moda pela Unisinos. Trabalhou por 7 anos com estilo e desenvolvimento de produto na Renner, onde estruturou e gerenciou o Núcleo de Pesquisa. É sócia acionista da Insecta Shoes, marca de calçados veganos e ecológicos, da qual foi, por 4 anos, diretora da área de produto. Desde outubro de 2018 deixou de atuar na operação do negócio e assumiu a gestão da consultoria criativa e estratégica para negócios de moda.

LEONARDO FARIAS
Formado em design de moda formado pela Unisinos é modelo, stylist e diretor criativo da marca AFARA. A marca através da cultura Afro-Brasileira utiliza design e storytelling pra empoderar homens negros."

LIEGE MASSI
Mestre em Design Estratégico na Unisinos. Tem interesse em pesquisas sobre as relações que se estabelecem dentro do ecossistema de moda e os resultados obtidos para a ressignificação da indústria, a partir da lógica da economia circular. Os interesses são ecossistema, economia circular, upcycle e sustentabilidade. Envolvendo grandes empresas, fabricas e confecções e pequenas marcas e estilistas. Sócia da Lili Maker Atelier.

LIZ UNIKOWSKI
Graduada em Design de Moda pelo SENAI CETIQT/RJ, pós-graduada em gestão de negócios pela IBMEC e em inovação de calçados pelo The Footwearist. Mestranda em Design Estratégico na Unisinos, bolsista através do Fundo de Apoio a Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em parceria com o Instituto Lojas Renner, pesquisa a sustentabilidade em grupos produtivos colaborativos. Atuação no mercado Há 12 anos como estilista e consultora com foco em sustentabilidade na moda. Fundadora da marca PAR de calçados e acessórios e responsável pelo grupo produtivo CóS - Costura Consciente em Porto Alegre.

PATRÍCIA RABELLO
Relações Públicas, com MBA em Branding, Patricia Rabello possui experiência em processos de gestão estratégica de sustentabilidade. Como empreendedora, foi pioneira no RS na gestão da sustentabilidade em eventos, utilizando processos e diretrizes baseados na ISO20121 e outras normas. Na Lojas Renner, participou da construção da estratégia de gestão da sustentabilidade da Companhia e do posicionamento da marca nesse tema, principalmente nos processos relacionados a participação da empresa em índices de sustentabilidade, criando valor para investidores.